Listagem de Questões sobre Geral
Em relação às doenças preveníveis por vacinas, assinale a alternativa INCORRETA:
O esquema internacional recomendado de vacinação independe dos fatores de risco do paciente.
Os programas de vacinação têm reduzido grandemente a morbidade e a mortalidade associadas a numerosas doenças infecciosas.
A vacinação para a gripe, embora menos eficaz nos idosos, diminui a gravidade da doença naqueles que se tornam infectados, sendo 50 a 70% eficaz na prevenção da pneumonia e da hospitalização por esta causa, e 80% eficaz na prevenção da morte por esta causa.
As recomendações quanto à vacinação de adultos são designadas para proteger as pessoas com doenças subjacentes que aumentam seu risco para doença infecciosa, aquelas com potencial para exposição ocupacional e aquelas que podem estar expostas ao agente infeccioso durante viagens.
Em relação às doenças sexualmente transmissíveis (DST), assinale a alternativa INCORRETA:
A DST é uma doença adquirida por meio de contato sexual com uma pessoa infectada, podendo algumas delas serem transmitidas por outras vias como, por exemplo, a perinatal.
O risco de infecção diminui proporcionalmente ao aumento do número de parceiros sexuais.
Em relação ao estigma percebido sobre a possível ameaça ao relacionamento emocional, ocorre relutância em procurar cuidado de saúde no tempo adequado.
O aumento no uso de drogas ilícitas e a situação dos "sem-teto" promovem a prostituição, o que, por sua vez, influencia numa vasta transmissão das DSTs.
A doença crônica atinge muitas pessoas de várias maneiras, quer direta ou indiretamente. Em relação às implicações da enfermidade crônica para os indivíduos, famílias e sociedade, assinale a alternativa INCORRETA:
Viver com uma enfermidade crônica significa viver com a incerteza – os profissionais de saúde podem identificar o curso antecipado de uma doença, mas não podem determinar qual será o exato curso para cada indivíduo.
O controle das condições crônicas é um processo de descoberta – ensinar sobre sintomas não é o mesmo que experimentá-los.
Enfermidades crônicas afetam toda a família – não somente os membros da família se envolvem nos cuidados da doença crônica, como também a vida da família pode ser dramaticamente alterada, sobretudo se a doença é grave.
O controle da doença crônica significa controlar problemas médicos – as implicações psicológicas e sociais não interferem no processo de adaptação às novas condições.
Em relação à saúde mental, assinale a alternativa INCORRETA:
Os distúrbios da saúde mental constituem importante problema e ameaçam os indivíduos e suas famílias.
Dos distúrbios não-orgânicos que acometem as pessoas idosas, estão incluídas a depressão, a esquizofrenia e a ansiedade.
Os profissionais de saúde são desafiados a reconhecer, avaliar, encaminhar, colaborar, tratar e apoiar pacientes com distúrbios mentais.
No idoso, os sintomas devem ser considerados mais como alterações relacionadas com a idade do que um distúrbio físico ou mental, reversível ou tratável.
Em relação ao eletrocardiograma (ECG), assinale a alternativa INCORRETA:
O ECG é a representação visual da atividade elétrica do coração.
Cada fase do ciclo cardíaco é representada por ondas específicas que são captadas e registradas em um traçado.
A monitorização contínua do ECG é pouco indicada em unidades de terapia intensiva para detecção de arritmias.
O ECG é particularmente útil para avaliação de distúrbios de freqüência ou ritmo, distúrbios da condução, aumento das câmaras cardíacas, presença de infarto do miocárdio e distúrbios eletrolíticos.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}