Listagem de Questões sobre Geral
O enfermeiro do trabalho presta assistência de enfermagem aos trabalhadores promovendo a saúde, prevenindo doenças ocupacionais e acidentes de trabalho, cuidando de doentes ou de pessoas acidentadas, dirigindo, planejando, organizando e implementando o cuidado de enfermagem. Acerca da enfermagem do trabalho, julgue os itens que se seguem.
Considere a seguinte situação hipotética.
Um trabalhador em consulta de enfermagem refere vertigens freqüentes e zumbido constante. O diagnóstico médico, após exame audiométrico, é de disacusia neurossensorial. Diz que trabalha há 7 anos em uma empresa de lavanderia, junto às máquinas de processamento de lavagem e secagem de roupas, e que não gosta de utilizar os protetores auriculares. Informa que o ruído é intenso, mas que gosta de trabalhar ouvindo o barulho das máquinas a fim de detectar qualquer problema no funcionamento. Sua jornada de trabalho é de 8 horas diárias.
Nessa situação, o enfermeiro do trabalho poderá considerar, em seu planejamento da assistência, o diagnóstico de enfermagem de risco de percepção sensorial (auditiva) alterada, buscando estratégias que possibilitem ao trabalhador identificar os fatores de risco para seus problemas.
A monitorização biológica da saúde do trabalhador deve-se limitar ao acompanhamento dos agentes (riscos profissionais) aos quais os trabalhadores estão expostos, visto que esse é o principal aspecto epidemiológico presente na relação saúde/trabalho.
Considere a seguinte situação hipotética
Uma mulher de 28 anos de idade, digitadora há 1 ano no setor administrativo de um hospital, com diagnóstico médico de tendinite, foi encaminhada para uma entrevista com o enfermeiro do trabalho da empresa. Refere trabalhar 3 horas seguidas sem interrupções, pois tem muito material para digitar e prefere terminar mais cedo para liberar-se das atividades. Em sua avaliação, o enfermeiro detectou dor intensa nos punhos e nas mãos, bem como dificuldades para realização de adução e abdução dos dedos. Tais dores passaram a incomodar a paciente, pois dificultam a realização de atividades simples, como vestir-se. Ela disse acreditar que as dores devem-se ao fato de estar sem empregada e sobrecarregada com o serviço doméstico.
Nessa situação, o enfermeiro deve estabelecer o diagnóstico de dor, instituir intervenções de enfermagem relacionadas ao seu controle, como técnicas de relaxamento e melhora da qualidade de vida, orientar a paciente a um acompanhamento psicológico e descartar a possibilidade de lesões decorrentes das atividades de trabalho na empresa.
Para determinar a concentração de um agente químico em um ambiente de trabalho, pode-se utilizar um amostrador passivo, que consiste em um sistema que força a passagem do ar através de um dispositivo para detectar os contaminantes presentes no ar ou para fazer a coleta de ar a fim de posterior encaminhamento a um laboratório.
A sobrecarga térmica pode ser medida utilizando-se um psicrômetro. Ele fornecerá dados relativos à temperatura e à velocidade do ar.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}