Questões sobre Epidemiologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Epidemiologia

São objetivos da epidemiologia:

• Conhecer a situação de saúde da comunidade.

• Conhecer os fatores causais determinantes do mecanismo de produção das enfermidades.

• Identificar os sujeitos aos riscos e as áreas prioritárias de ação.

• Orientar e colaborar no planejamento e na adoção de decisões.

• Gerar conhecimento facilitando a compreensão de saúde como um todo.

Quantos itens são verdadeiros?

No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, foram notificados 222.356 casos de Aids entre 1980 e 2001. A estimativa de soropositividade para o HIV (vírus da imunodeficiência humana) na população de 15 a 49 anos na região Sul é de 0,72%. Portanto, considerando as diferenças de sexo, estima-se para Curitiba a soropositividade de 4.289 homens e 2.607 mulheres nessa faixa etária (SMS, 2002). Assim sendo, o enfermeiro que desenvolver seu processo de trabalho em Unidades Básicas de Saúde necessariamente irá deparar-se com essa realidade.

Com base no assunto, assinale a alternativa CORRETA.

Julgue os itens que se seguem, relativos a medidas de vigilância epidemiológica, serviço que reúne um conjunto de ações em que permite acompanhar a evolução das doenças na população e que funciona como um indicador para a priorização de ações de planejamento da assistência a saúde.

Por meio de visitas domiciliares, os serviços locais de epidemiologia procuram localizar o doente para, então, realizar a vigilância sanitária.

O perfil epidemiológico no Brasil vem mudando nas últimas décadas, entretanto, os índices de doenças infectoparasitárias ainda são preocupantes. Em relação a essas doenças, julgue os itens seguintes.

As vacinas influenza e pneumocócica são oferecidas em campanhas nacionais de vacinação do idoso. Nos idosos institucionalizados, aqueles que vivem em abrigos, asilos ou hospitais, deverá ser realizada a dose de reforço da vacina pneumocócica.

O perfil epidemiológico no Brasil vem mudando nas últimas décadas, entretanto, os índices de doenças infectoparasitárias ainda são preocupantes. Em relação a essas doenças, julgue os itens seguintes.

O transplante de coração é indicado para a cura da pessoa com doença de Chagas que apresenta complicações decorrentes da cardiopatia chagásica.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis