Questões sobre Enfermagem em Oncologia

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Enfermagem em Oncologia

#Questão 889442 - Enfermagem, Enfermagem em Oncologia, CESPE / CEBRASPE, 2020, HUB, Residência Multiprofissional - Enfermagem

Considerando as bases técnicas do Sistema Único de Saúde (SUS) para a área de oncologia, julgue o item subsecutivo.
A existência de metástase é fator insuficiente para classificar um tumor como maligno.

#Questão 889443 - Enfermagem, Enfermagem em Oncologia, CESPE / CEBRASPE, 2020, HUB, Residência Multiprofissional - Enfermagem

Considerando as bases técnicas do Sistema Único de Saúde (SUS) para a área de oncologia, julgue o item subsecutivo.
Um tumor que apresente pseudocápsula fibrosa deve ser considerando benigno ou, eventualmente, limítrofe.

Leia as afirmativas a seguir:


I. Os pacientes impossibilitados de alimentar-se sozinhos devem ser assistidos pela enfermagem, que deve providenciar os cuidados necessários de acordo com o grau de dependência existente. Por exemplo, visando manter o conforto do paciente e incentivá-lo a comer, oferecer-lhe o alimento na boca, na ordem de sua preferência, em porções pequenas e dadas uma de cada vez. Ao término da refeição, servir-lhe água e anotar a aceitação da dieta no prontuário.

II. Não há sintomas específicos do câncer de estômago. Contudo, alguns sinais, como perda de peso e de apetite, fadiga, sensação de estômago cheio, vômitos, náuseas e desconforto abdominal persistente, podem indicar uma doença benigna (úlcera, gastrite etc.) ou mesmo tumor de estômago.


Marque a alternativa CORRETA:

#Questão 889958 - Enfermagem, Enfermagem em Oncologia, IADES, 2020, SES/DF, Multiprofissional em Terapia Intensiva - Odontologia

O cuidado com os que estão morrendo revela que o medo de morrer é um sentimento extensamente compartilhado na sociedade atual e que, quando se fala em cuidados paliativos, associa-se à morte. No entanto, a criação e a evolução das UTIs marcaram de modo importante a história da utilização de tecnologias avançadas em saúde e a redução da mortalidade de pacientes graves. Dessa forma, identifica-se uma parcela crescente de indivíduos que sobrevivem à etapa inicial do tratamento, mas não apresentam boa evolução e recuperação da fase aguda, permanecendo com dependência funcional, quadro inflamatório persistente e falência orgânica por período prolongado. Os cuidados paliativos (CP), segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), são definidos como uma abordagem que valoriza a qualidade de vida, dos doentes e das respectivas famílias, no enfrentamento dos problemas ocasionados por doenças ameaçadoras de vida, por meio da prevenção e do alívio do sofrimento, da identificação precoce, da avaliação correta e do tratamento da dor e de outros problemas de ordem física, psicossocial e espiritual. 

Quanto ao exposto, julgue o item a seguir.


A odontologia em cuidados paliativos tem sido definida como o estudo e o tratamento de pacientes com doença ativa, progressiva e muito avançada, na medida em que a cavidade bucal seja comprometida pela doença diretamente ou pelo respectivo tratamento, com foco na qualidade de vida.

#Questão 890055 - Enfermagem, Enfermagem em Oncologia, IADES, 2020, SES/DF, Multiprofissional em Cuidados Paliativos - Enfermagem

O desafio da assistência prestada por profissionais de saúde a pacientes “fora de possibilidade de cura” está no alcance do equilíbrio necessário entre o conhecimento científico e a humanização, como forma de se valorizar a dignidade da vida humana e a possibilidade de se morrer em paz.

A respeito desse assunto, julgue o item a seguir.


Quando o objetivo do tratamento contra o câncer não for mais a cura, mas sim a paliação das consequências da doença e a melhora da qualidade de vida do paciente, não será mais possível a indicação de quimioterapia.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis