Questões sobre Doenças Infecciosas e parasitárias

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Doenças Infecciosas e parasitárias

Febre amarela é doença infecciosa febril aguda, imunoprevenível, de evolução abrupta e gravidade variável, com elevada letalidade nas suas formas graves. O agente etiológico é transmitido por artrópodes (vetores), habitualmente conhecidos como mosquitos e pernilongos. A importância epidemiológica decorre da gravidade clínica, da elevada letalidade e do potencial de disseminação e impacto, sobretudo quando a transmissão for urbana. Sendo assim, analise as assertivas abaixo:

I. A suscetibilidade é universal e a infecção confere imunidade duradoura, podendo se estender por toda a vida. Os filhos de mães imunes podem apresentar imunidade passiva e transitória durante os 6 primeiros meses de vida.

II. O quadro clínico clássico caracteriza-se pelo início súbito de febre alta, cefaleia intensa e duradoura, inapetência, náuseas e mialgia.

III. O sinal de Faget (bradicardia acompanhando febre alta) está presente em todos os casos de febre amarela.

IV. É apenas sintomático, com cuidadosa assistência ao paciente, que, sob hospitalização, deve permanecer em repouso, com reposição de líquidos e das perdas sanguíneas, quando indicado. Nas formas graves, o paciente deve ser atendido em unidade de terapia intensiva (UTI), com intuito de reduzir as complicações e o risco de óbito.

Quais estão corretas?

Tétano acidental é uma doença infecciosa aguda não contagiosa, prevenível por vacina, causada pela ação de exotoxinas produzidas pelo Clostridium tetani (C. tetani), que provocam um estado de hiperexcitabilidade do sistema nervoso central. Assinale a alternativa INCORRETA.

Um senhor de 74 anos de idade, após 21 dias de internação por COVID-19, tendo ficado 4 dias na unidade de terapia intensiva, recebe alta, enfraquecido, tendo perdido 10 quilos. Não consegue ficar em pé e necessita de ajuda para tomar banho e outras atividades cotidianas em geral. Com base nessas informações, assinale a alternativa correta.

#Questão 1006085 - Enfermagem, Doenças Infecciosas e parasitárias, FUNDATEC, 2022, IPE Saúde, Analista de Gestão em Saúde - Enfermagem

De acordo com o Protocolo Clínico de Manejo Clínico do Coronavírus (COVID-19) na Atenção Primária à Saúde (2020), são sinais de gravidade para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), EXCETO:

Sobre a coqueluche, verifique as assertivas e assinale a correta. I. A coqueluche o é uma doença infecciosa aguda e transmissível, que compromete o aparelho respiratório (traquéia e brônquios). II. É causada pelo vírus Bordetella pertussis. III. A doença evolui em três fases sucessivas. A fase catarral inicia-se com manifestações respiratórias e sintomas leves, que podem ser confundidos com uma gripe: febre, coriza, mal-estar e tosse seca. Em seguida, há acessos de tosse seca contínua. Na fase aguda, os acessos de tosse são finalizados por inspiração forçada e prolongada, vômitos que provocam dificuldade de beber, comer e respirar. Na convalescença, os acessos de tosse desaparecem e dão lugar à tosse comum. IV. Bebês menores de seis meses são propensos a apresentar formas graves da doença, que podem causar desidratação, pneumonia, convulsões, lesão cerebral e levar à morte. V. Apenas os indivíduos que já tenham adquirido a doença ou recebido a vacina DTP não correm o risco de adquiri-la.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis