Questões sobre Doenças

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Doenças

Assinale a alternativa incorreta em relação as medidas de controle da Giardíase:

É uma Doença infecciosa que compromete o Sistema Nervoso Central, o seu quadro clínico é, comumente, de início insidioso, embora alguns casos possam ter um começo abrupto, marcado pelo surgimento de convulsões. Com sintomas inespecíficos, como: febre, mialgias, sonolência, apatia, irritabilidade, cefaléia, anorexia, vômitos, dor abdominal e mudanças súbitas do humor. A suspeita clínica é difícil e o diagnóstico é feito pelo exame do líquor. A transmissão se dá principalmente por via aérea, pela qual os bacilos penetram com o ar inspirado e vão atingir as porções mais periféricas do pulmão. O Agente etiológico é um bacilo não formador de esporos, sem flagelos e que não produz toxinas. É uma espécie aeróbica estrita, necessitando de oxigênio para crescer e se multiplicar. De qual patologia está se referindo?

#Questão 355674 - Enfermagem, Doenças, UFSC, 2012, SES/SC, Técnico em Enfermagem

Em relação à dengue, tem sido observado um padrão sazonal de incidência coincidente com o verão, devido à maior ocorrência de chuvas e ao aumento da temperatura nessa estação. É mais comum nos núcleos urbanos, onde é maior a quantidade de criadouros naturais. Entretanto, a doença pode ocorrer em qualquer localidade, desde que exista população humana suscetível, presença do vetor e o vírus seja introduzido. Em relação a esta doença, é CORRETO afirmar que:

I. é uma doença infecciosa febril aguda, que pode se apresentar de forma benigna ou grave. Isso vai depender de diversos fatores, entre eles: o vírus e a cepa envolvidos, infecção anterior pelo vírus da dengue e fatores individuais como doenças crônicas (Ex.:diabetes, asma brônquica, anemia falciforme).

II. a doença é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, uma espécie hematófaga originária da África que chegou ao continente americano na época da colonização. Porém existe transmissão também pelo contato de um doente ou suas secreções com uma pessoa sadia, bem como com fontes de água ou alimento.

III. a pessoa acometida pela doença pode apresentar sintomas como: febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, náuseas ou até mesmo não apresentar qualquer sintoma. O aparecimento de manchas vermelhas na pele, sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal intensa e contínua, e vômitos persistentes podem indicar a evolução para dengue hemorrágica.

IV. a dengue é uma doença infecciosa causada por um arbovírus; existem três tipos diferentes de vírus da dengue: DEN-1, DEN-2, DEN-3.

V. a melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.

Assinale a alternativa CORRETA.

#Questão 355675 - Enfermagem, Doenças, UFSC, 2012, SES/SC, Técnico em Enfermagem

A esquistossomose mansoni é uma doença parasitária; a magnitude de sua prevalência, associada à severidade das formas clínicas e a sua evolução conferem a esta doença uma grande relevância como problema de saúde pública. Em relação a esta doença, é CORRETO afirmar que:

I. a esquistossomose é uma doença transmissível, parasitária, causada por vermes trematódeos do gênero Schistosoma mansoni. O parasita, além do homem, necessita da participação de caramujos de água doce para completar seu ciclo vital.

II. na fase adulta, o parasita vive nos vasos sanguíneos do intestino e fígado do hospedeiro definitivo, o homem.

III. os sintomas na fase aguda podem ser: febre, dor na cabeça, calafrios, suores, fraqueza, falta de apetite, dor muscular, tosse e diarreia. Em alguns casos, o fígado e o baço podem inflamar e aumentar de tamanho. Na forma crônica, a diarreia se torna mais constante, alternando-se com prisão de ventre, e pode aparecer sangue nas fezes. Além disso, o paciente pode apresentar emagrecimento e endurecimento do fígado, com aumento do seu volume, conhecido popularmente como barriga d’água.

 IV. o modo de transmissão ocorre através da eliminação dos ovos do verme pelas secreções humanas como: fezes, urina e vômito. Em contato com a água, os ovos eclodem e liberam larvas, que infectam os caramujos, hospedeiros intermediários, que vivem nas águas doces. Após quatro semanas as larvas abandonam o caramujo e ficam livres nas águas naturais. O contato dos seres humanos com essas águas é a maneira pela qual a doença é adquirida.

V. importante ressaltar que já existe vacina contra a esquistossomose. A prevenção também consiste em evitar o contato com águas onde existam os caramujos hospedeiros intermediários infectados.

Assinale a alternativa CORRETA.

A tuberculose é uma prioridade entre as políticas governamentais do Ministério da Saúde. Sendo assim, todos os profissionais das unidades básicas de saúde devem ser capazes de identificar os sintomáticos respiratórios dessa doença, que são os que apresentam:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis