Listagem de Questões sobre Doenças
Entre os anos de 1985 e 2000, verificou-se importante redução na prevalência da hanseníase no Brasil. Entretanto, essa doença continua sendo um problema de saúde que exige atenção por parte das autoridades. Acerca da hanseníase, julgue os itens a seguir.
Uma vez diagnosticada a hanseníase, o paciente deve ser classificado, conforme classificação operacional vigente para a rede básica de saúde, como paucibacilar ou multibacilar, de acordo com o número de lesões cutâneas observadas, com o objetivo de se determinar tratamento medicamentoso específico.
tratamento específico do portador de hanseníase, indicado pelo Ministério da Saúde, é a poliquimioterapia, padronizada pela Organização Mundial de Saúde e constituída pelos medicamentos rifampicina, dapsona e clofazimina, administrados de forma associada, conforme classificação operacional.
Os efeitos colaterais decorrentes do tratamento específico da hanseníase são chamados em conjunto de reações hansênicas. Podem ser leves ou intensas e não guardam relação com as lesões dos nervos nem com a incapacidade física relacionada à doença.
É uma atribuição do enfermeiro, conforme o Guia para o Controle da Hanseníase do Ministério da Saúde, executar tratamento não-medicamentoso das reações hansênicas.
Ao enfermeiro atribui-se a responsabilidade de indicar a alta terapêutica para os portadores de hanseníase.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}