Questões sobre Doença de Chagas

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Doença de Chagas

A doença de Chagas é uma doença causada por um protozoário. Os sintomas podem ser manifestados em dois tipos de fases: a aguda e a crônica. Na fase aguda, apresenta os seguintes sintomas: febre; mal-estar; falta de apetite; edemas (inchaço) localizados na pálpebra ou em outras partes do corpo; aumento do baço e do fígado; e distúrbios cardíacos. Em crianças, o quadro pode se agravar e levar à morte. Já na fase crônica, muitos pacientes podem passar um longo período — ou mesmo toda a vida — sem apresentar nenhuma manifestação da doença, embora sejam portadores do protozoário. Considerando essas informações, assinale a alternativa correta com relação à doença de Chagas.

Quanto à doença de Chagas, são o seu agente etiológico e vetor, respectivamente:

O sangue é um importante veículo para inúmeros organismos que, se não forem eliminados pelo sistema imunológico, podem provocar doenças graves nos seres humanos. Assinale a alternativa que NÃO corresponde a doença transmitida ou adquirida pelo sangue.

É uma antropozoonose de elevada prevalência e expressiva morbimortalidade, apresenta curso clínico bifásico, composto por uma fase aguda e uma fase crônica, que pode se manifestar nas formas: indeterminada, cardíaca, digestiva ou cardiodigestiva:

Verifique o texto abaixo e assinale a alternativa correta.
É uma doença aguda, de alta contagiosidade, que é transmitida pelo vírus do gênero Rubivirus, da família Togaviridae. A infecção por essa doença durante a gravidez acarreta inúmeras complicações para a mãe e bebê, como: aborto e natimorto (feto expulso morto), malformações congênitas (surdez, malformações cardíacas, lesões oculares e outras). Os principais sintomas são: febre baixa; linfoadenopatia retro auricular, occipital e cervical; exantema máculopapular.O período de transmissibilidade é de 5 a 7 dias antes e depois do início do exantema, que é uma erupção cutânea. A transmissão acontece diretamente de pessoa a pessoa, por meio das secreções nasofaríngeas expelida pelo doente ao tossir, respirar, falar ou respirar. Não há tratamento específico -os sinais e sintomas apresentados devem ser tratados de acordo com a sintomatologia e terapêutica adequada, conforme cada caso. A prevenção é feita por meio de vacinação, disponível nos postos de saúde para crianças a partir de 12 meses de idade. Fonte: Ministério da Saúde, Saúde de A à Z. 2022.
O texto se refere à qual doença? 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis