Questões sobre Bioética e Legislação Profissional

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Bioética e Legislação Profissional

O trabalho em equipe precisa ser compreendido como um conjunto de atividades planejadas, implementadas e avaliadas coletivamente e em parcerias, em que cada um tem um papel importante e funções específicas que devem ser desempenhadas da melhor forma possível, assegurado o respeito aos princípios éticos e legais das profissões. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir. O Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem (CEPE) regula as ações profissionais do enfermeiro e o Código Penal Brasileiro refere-se ao profissional como cidadão.

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens de 100 a 104 relativos à sistematização da assistência de enfermagem.

É competência privativa do técnico de enfermagem manter a atualização técnica e científica dos profissionais de saúde com relação à biossegurança individual, coletiva e ambiental, a fim de permitir uma atuação profissional eficaz em situações de rotinas ou emergenciais e de interromper e(ou) evitar acidentes ou ocorrências que possam causar algum dano físico ou ambiental.

Considerando a sistematização da assistência de enfermagem, que constitui meio para o enfermeiro aplicar seus conhecimentos técnico-científicos e aprimorar sua prática profissional, julgue os seguintes itens. Por integrar a equipe de saúde, o enfermeiro, quando no exercício de suas atividades profissionais, tem autonomia para solicitar exames de rotina e complementares.

Julgue os itens seguintes, que dizem respeito à assistência de enfermagem em situações de urgência e emergência. O corpo de pessoa cujo óbito tenha resultado de causa criminosa, duvidosa ou desconhecida deve ser encaminhado ao Instituto Médico Legal, devendo os familiares ou responsáveis ser orientados acerca da necessidade de se realizar autópsia para esclarecer a causa da morte.

Julgue os itens seguintes, que dizem respeito à assistência de enfermagem em situações de urgência e emergência. De acordo com as normas de ética, aos profissionais de saúde é permitido prestar atendimento de emergência em situações de iminente ameaça à vida do paciente que não esteja em condições de dar o seu consentimento ao referido atendimento e(ou) cuja família ou responsável esteja ausente. Essa conduta baseia-se na concepção de que o valor da vida é maior do que a necessidade de consentimento.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis