Questões de Enfermagem do ano 2022

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Enfermagem do ano 2022

A COVID-19 é uma doença viral sistêmica, que pode se apresentar em sua forma leve, moderada, grave ou crítica. Segundo a classificação do National Institute of Health (NIH) dos Estados Unidos da América, consideram-se cinco possíveis apresentações da infecção pelo coronavírus da síndrome respiratória aguda grave 2 (SARS-CoV-2). Considerando essas cinco apresentações da síndrome respiratória, associe a segunda coluna, de acordo com a primeira:

Primeira coluna:
1-Assintomática ou Infecção Pré-Sintomática (Pré-Clínica).
2-Doença Leve.
3-Doença Moderada.
4-Doença Grave.
5-Doença Crítica.

Segunda coluna:

(  )Indivíduos com teste positivo que apresentam envolvimento das vias aéreas inferiores no exame clínico (cansaço ou dispneia) ou nos exames de imagem e que tenham saturação de oxigênio (Sat O2) ? 94% em ar ambiente.
(  )Indivíduos com teste positivo e que tenham qualquer sinal ou sintoma da COVID-19 (ex. febre, tosse, dor de garganta, mal estar, cefaleia, dor muscular, náusea, vômitos, diarreia, perda de olfato e paladar), mas que não tenham falta de ar, dispneia ou alteração em exame de imagem pulmonar.
(  )Indivíduos com teste positivo e com Sat O2 < 94% em ar ambiente ou uma relação entre a pressão parcial de oxigênio arterial e a fração inspirada de oxigênio (PaO2/FiO2) < 300 mm Hg ou frequência respiratória > 30 respirações/minuto ou acometimento pulmonar > 50%.
(  )Indivíduos com teste positivo e com insuficiência respiratória, choque séptico e/ou disfunção de múltiplos órgãos.
(  )Indivíduos com teste positivo para SARS-CoV-2 com uso de testagem viral (ex. teste de amplificação do ácido nucleico ou de detecção de antígeno), mas que não tenham sintomas condizentes com a COVID-19.

Assinale a alternativa que apresenta a CORRETA associação entre as colunas:

O acompanhamento dos níveis pressóricos é uma medida tanto de controle, quanto de diagnóstico da hipertensão arterial sistêmica (HAS). De maneira geral, duas medidas em dias e horários diferentes são suficientes para estabelecer o diagnóstico de HAS. Por esse caminho, assinale a alternativa correta que apresenta o padrão estabelecido de nível pressórico elevado da pressão arterial, e que também serve de parâmetro para o diagnóstico de HAS.

Grande parcela dos casos de amputações de membros inferiores em pessoas com Diabetes Mellitus (DM) é evitável. Há evidências consistentes de que programas organizados de avaliação e acompanhamento de pessoas com DM para lesões de Pé Diabético reduzem as taxas de amputações quando comparados ao cuidado convencional. Em relação ao Pé Diabético, assinale a alternativa CORRETA:

A anamnese e o exame físico de um paciente hipertenso devem ser obtidos de forma completa, especial destaque precisa ser dado à pesquisa de fatores de risco para a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), achados sugestivos de hipertensão arterial secundária, fatores de risco cardiovascular associados, evidências de dano em órgão-alvo e doença cardiovascular clínica. Analise os fatores de risco para a HAS indicados logo a seguir e identifique os CORRETOS:

I.Obesidade e abuso de bebidas alcoólicas.
II.Predisposição familiar e uso de contraceptivos hormonais.
III.Depressão e multiparidade.

É CORRETO o que se afirma em:

A partir da análise de artigos científicos, é possível reconhecer as práticas de cuidado desenvolvidas por enfermeiros no âmbito da atenção primária de saúde e perceber que as que mais se destacam são a consulta de enfermagem, a visita domiciliária e as atividades educativas.
Considerando as práticas de cuidado identificadas, associe a segunda coluna, de acordo com a primeira:

Primeira coluna: prática de cuidado
1-Consulta de Enfermagem.
2-Visita domiciliária.
3-Atividades educativas.

Segunda coluna: conceito
(  )Prática de cuidado desenvolvida pelo enfermeiro na atenção primária, está relacionada à investigação das necessidades de saúde, realização de atividades assistenciais (realização de curativos, coleta de exames, verificação de sinais vitais entre outros), escuta ativa, educação em saúde e observação da estrutura física, alimentação e relações familiares. Enfim, ela é identificada como prática de cuidado, porque proporciona espaço de atenção, diálogo, intervenção e vínculo. Estratégia de cuidado, pois além de planejar a atividade o enfermeiro, poderá avaliar as condições de saúde da família e propor condutas.
(  )Oportunidade de fortalecer o vínculo, conhecer e ouvir o usuário, além de ser orientada para os conflitos, as dificuldades e a resolução dos problemas do usuário dentro de seu contexto social. Espaço propício para o desenvolvimento das práticas de cuidado, pois nela o enfermeiro tem a oportunidade de ouvir demandas, avaliar as condições de saúde físicas e psicoemocionais, conhecer mais profundamente o usuário e orientar, uma vez que ele pode utilizá-la para entender o contexto emocional, social e as relações familiares.
(  )Importante prática de cuidado dos enfermeiros da atenção primária, que se relaciona, principalmente, às orientações por eles prestadas aos diferentes atores sociais. Perpassa a promoção da saúde, a prevenção e o controle de agravos, o autocuidado e, ainda, as orientações técnicas sobre a realização de procedimentos. Realizada por meio de consultas de enfermagem individuais ou coletivas, palestras e grupos de saúde.

Assinale a alternativa que apresenta a CORRETA associação entre as colunas: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis