Questões de Enfermagem do ano 0000

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Enfermagem do ano 0000

Entende-se como parto normal ou espontâneo aquele que não foi assistido por fórceps, vácuo extrator ou cesariana, podendo ocorrer intervenções baseadas em evidências, em circunstâncias apropriadas, para facilitar o progresso do parto e um parto vaginal normal (BRASIL, 2017). Sobre o processo de trabalho de parto e o parto normal, analise as afirmativas abaixo.

I A fase de latência do primeiro período do trabalho de parto ocorre quando há contrações uterinas dolorosas e alguma modificação cervical, incluindo o apagamento e a dilatação até 4 cm.

II No segundo período do trabalho de parto, deve-se encorajar a mulher a ficar nas posições supina, decúbito lateral, e decúbito dorsal horizontal.

 III A duração do trabalho de parto ativo nas primíparas dura em média 8 horas e é pouco provável que dure mais que 18 horas.

IV No terceiro período do trabalho de parto, para a conduta ativa, deve-se administrar 20 UI de ocitocina intramuscular após o desprendimento da criança e após o clampeamento e corte do cordão umbilical, conforme prescrição médica.

Em relação às diretrizes nacionais de assistência ao parto normal (BRASIL, 2017), estão corretas as afirmativas

O puerpério ou pós-parto é o período que se inicia com a saída da placenta até à volta do organismo materno às condições pré-gravídicas. No puerpério imediato, após o parto vaginal, a enfermeira deve avaliar o períneo da puérpera a fim de identificar o trauma perineal ou genital, definido como aquele provocado por episiotomia ou lacerações. Sobre os cuidados nos casos de trauma perineal ou genital, analise as recomendações abaixo.

I Ajudar a mulher a adotar uma posição que permita uma visualização adequada do grau do trauma, mantendo essa posição apenas pelo tempo necessário para uma avaliação sistemática e para o reparo do períneo.

 II Orientar a mulher que, no caso de trauma de primeiro grau, o músculo deve ser suturado, a fim de melhorar a cicatrização.

 III Para a realização de reparos perineais, deve-se realizar um cateterismo vesical de alívio para prevenir o desconforto local causado pela eliminação de urina

IV De acordo com prescrição médica, orientar a mulher a usar rotineiramente supositórios retais de anti-inflamatórios não esteróides após o reparo do trauma perineal de primeiro e de segundo graus, desde que esses medicamentos não sejam contraindicados.

Em relação ao tratamento do trauma perineal ou genital, estão corretas as recomendações presentes em

Mulher de 45 anos de idade dá entrada em um pronto socorro, após sofrer queda em via pública, apresentando edema e escoriações no membro inferior esquerdo. É diabética, com IMC =18 Kg/m2, em uso de corticoide para tratamento de doença respiratória, com amenorreia secundária há 7 meses e histórico de perda de 1,5 cm de estatura. Relata ter realizado exame de densitometria óssea e aguarda o resultado para confirmação diagnóstica de osteoporose. De acordo com o caso, a mulher teve como indicação para a realização da densitometria óssea

O cuidado da enfermeira durante o trabalho de parto deve ser embasado em evidências científicas para que as boas práticas obstétricas sejam adotadas nas maternidades.

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) em relação ao assunto.

( ) A presença de uma pessoa de escolha da mulher, durante o pré-natal, trabalho de parto, parto e pós-parto imediato é garantida pela Lei do Acompanhante.

( ) Durante o trabalho de parto, a livre movimentação e deambulação da mulher contribui para a descida do feto nos planos de De Lee.

( ) A ingesta de líquidos e alimentos durante o trabalho de parto é contraindicada, pois todas as mulheres podem necessitar de uma operação cesariana.

( ) Métodos não farmacológicos para o alívio da dor no trabalho de parto são recomendados; entre eles, o banho, a massagem, o uso da bola obstétrica e o “cavalinho”.

( ) A ausculta fetal durante o trabalho de parto ativo deve ser realizada a cada 2 horas para a detecção precoce de sofrimento fetal.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

Um dos procedimentos necessários após o nascimento é a clampagem do cordão umbilical, que deve ser realizada:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis