Questões de Enfermagem

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Enfermagem

O processo de enfermagem constitui-se de ações sistematizadas e inter-relacionadas que organizam a assistência de enfermagem. É essencial que o enfermeiro conheça todas as etapas desse processo para aplicá-lo nas suas atividades profissionais (Lei n.º 7.498/1986, Resolução do COFEN n.º 358/2009). Sobre as etapas do processo de enfermagem, é correto afirmar:

O enfermeiro capacitado com curso específico tem garantido pelo COFEN, na Resolução n.º 258/2001, o direito para inserção de cateter central de inserção periférica (PICC) – uma técnica que exige muito cuidado. Com relação à inserção e ou à manutenção do PICC, assinale a alternativa em que todos os cuidados citados estão de acordo com essa norma.

O Ministério da Saúde recomenda o aleitamento materno exclusivo até 06 meses de idade e alimentação complementar saudável para crianças de 6 meses até 2 anos de idade no sistema único de saúde. O enfermeiro é um profissional que está muito próximo das puérperas e dos recém-nascidos. Entre as funções do enfermeiro, está a de ensinar a prática da amamentação e precisar conhecer os sinais que indicam adequada técnica da mamada. Assinale a alternativa em que estão registrados sinais de uma mamada adequada. 

O Programa de assistência humanizada ao recém-nascido de baixo peso e prematuro, conhecido como o Método Canguru (MC) – Portaria n.º 1.683/2007 – é uma política pública que busca o atendimento humanizado, a promoção do vínculo precoce entre mãe, pai e recém-nascido. É composto por três etapas com vários critérios para a mãe e a criança participarem do MC. Assinale a alternativa que apresenta os critérios corretos para a participação da mãe e da criança na segunda etapa do MC.

O enfermeiro possui a responsabilidade com curativos das lesões agudas e crônicas de maior complexidade, como nos cuidados com úlceras venosas, nas quais pode ser indicado o uso da bota de Unna. A Lei do exercício profissional n.º 7.498/86, atualizada pela resolução n.º 567/2018, que amplia a atuação da equipe de enfermagem em feridas, estabelece que o enfermeiro especializado em feridas: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis