Questões de Enfermagem

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Enfermagem

As Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) são causadas por vários tipos de agentes. São transmitidas, principalmente, por contato sexual sem o uso de camisinha, com uma pessoa que esteja infectada e, geralmente, se manifestam por meio de feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas.
Quais doenças abaixo são denominadas uma DST?

A mortalidade materna no Brasil foi de 107,53 por 100.000 nascidos vivos em 2021, muito além da meta preconizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 30 mortes por 100.000, segundo dados do Observatório Obstétrico Brasileiro em 2022. Uma das causas principais é a síndrome hipertensiva específica da gestação (SHEG), que pode afetar a mulher e a evolução do feto. A SHEG pode evoluir para pré-eclâmpsia e eclâmpsia, sendo este estágio de altíssimo risco para vida de mãe e feto/bebê. Pesquisas revelam deficiências no atendimento pré-natal, na assistência ao parto seguro e no período puerperal. O enfermeiro precisa estar atento aos sinais e sintomas em toda consulta do pré-natal e prestar atendimento personalizado a fim de prevenir complicações. Sobre essa síndrome, assinale a alternativa correta.

A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma doença que mata mais de 300 mil pessoas no Brasil/ano (Ministério da Saúde, 2022) e acomete mais de 60% dos idosos (SOCESP, 2020). O enfermeiro, como integrante da equipe de saúde, é corresponsável pelas ações de prevenção, cuidados e tratamentos para melhoria da qualidade de vida das pessoas com hipertensão. Quanto à técnica da medida da pressão arterial sistêmica (PAS) e o procedimento operacional padrão (POP), assinale a alternativa correta.

Existem doenças cuja periodicidade da notificação deve ser imediata, dentro de 24 horas, ou semanal, segundo o Ministério da Saúde/Brasil (Portaria n.º 264/2020). O enfermeiro também é responsável pela notificação compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública. Assinale a alternativa que apresenta somente as doenças ou agravos de notificação compulsória imediata.

O enfermeiro presta cuidados à mulher no ciclo gravídico-puerperal, avaliando a involução uterina e a loquiação na sala de recuperação pós-parto e no alojamento conjunto até a alta hospitalar. Considere o seguinte caso: puérpera, 30 horas pós-parto vaginal com laceração grau 1, recém-nascido a termo pesando 3.170 gramas, já foi amamentado algumas vezes. A mãe apresenta as mamas túrgidas, doloridas ao toque. Refere cólica abdominal em alguns momentos, útero rígido, globoso, fundo uterino 1 centímetro abaixo da cicatriz umbilical e lóquios rubra, moderada quantidade, diurese de 1,5 litros nas primeiras 6 horas pós-parto, uma medida de temperatura de 37,8 ºC nas últimas 24 horas, frequência cardíaca 60 BPM. Assinale a alternativa que justifica corretamente os sinais e sintomas observados. 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis