Questões de Enfermagem

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Enfermagem

No recém-nascido, a defesa contra as infecções depende de dois mecanismos: os inespecíficos celulares e os imunológicos específicos celulares. Sobre o sistema imunológico do recém-nascido e a susceptibilidade à infecção no período neonatal, analise as assertivas abaixo e marque com V as afirmativas que forem Verdadeiras e com F as que forem Falsas.

( ) I. No período neonatal, a permeabilidade da pele é maior e, quanto mais prematuro for o recém-nascido, maior será essa permeabilidade.

( ) II. Nos recém-nascidos, a função fagocitária está aumentada, tendo os monócitos maior capacidade de migrar para o foco inflamatório.

( ) III. Nos recém-nascidos pré-termo, a quantidade de anticorpos IgG está diminuída de maneira proporcional à idade gestacional indicativa de prematuridade.

( ) IV. Os anticorpos IgM são transferidos, principalmente, via transplacentária durante o período gestacional.

Assinale a alternativa correta, de cima para baixo.

Os paradigmas sobre o fenômeno “saúde-doença” modificaram-se através dos tempos, a partir da evolução da tecnologia e dos avanços socioeconômicos que envolveram as civilizações. Sobre o assunto, analise as assertivas abaixo e marque com V as afirmativas que forem Verdadeiras e com F as que forem Falsas:

( ) I. A teoria miasmática defendia que as doenças eram causadas por fatores físico-químicos oriundos de emanações do solo ou do ar que tinham grande poder de nocividade.

( ) II. De acordo com a teoria da unicausalidade ou microbiológica, o adoecimento acontece quando o ser humano é atingido por um agente etiológico; assim, atuando sobre os agentes etiológicos e os seus meios de transmissão, é possível a prevenção e a cura das doenças.

( ) III. A teoria da multicausalidade traz o processo “saúde-doença” como um conjunto de relações e variáveis que produzem e condicionam o estado de saúde e doença de uma população, que variam em diversos momentos históricos e do desenvolvimento científico da humanidade.

( ) IV. As intervenções em saúde na tríade ecológica (agente, hospedeiro e ambiente) podem ser realizadas por meio de prevenção primária (medidas de promoção da saúde e proteção específica), prevenção secundária (limitação da invalidez) e prevenção terciária (reabilitação, diagnóstico e tratamento precoce).

Assinale a alternativa correta, de cima para baixo.

Acerca da assistência de enfermagem na vigilância em saúde e da saúde da criança e da mulher, julgue os itens subsequentes. No sistema de saúde brasileiro, as intervenções de enfermagem dirigidas às mães e às crianças têm sido ampliadas, quase atingindo a cobertura universal; porém, persiste o crescimento das desigualdades regionais de acesso a tais intervenções.

Visitas domiciliares são recomendadas às famílias de gestantes e de crianças na primeira semana pós-parto e, posteriormente a esse período, a periodicidade deve ser pactuada com a família a partir das necessidades evidenciadas e considerando-se os fatores de risco e de proteção. São orientações gerais sobre os cuidados com o recém-nascido que devem ser fornecidos durante a visita domiciliar, exceto:

Considerando o caso apresentado, em que houve uma parada cardiorrespiratória (PCR) da gestante, analise as orientações abaixo.

I Nos casos de gestantes, a sequência da reanimação deve ser A-B-C (via aérea, respiração, compressões torácicas) com a finalidade de melhorar a oxigenação para a criança.

II Se a altura do fundo uterino for igual ou superior ao nível do umbigo, o deslocamento manual do útero para a esquerda pode ser benéfico para o alívio da compressão aortocava durante as compressões torácicas.

 III Na reanimação, os profissionais devem colocar a paciente grávida em uma inclinação lateral de 30º para a esquerda com apoio para a pelve e o tórax, com o objetivo de ajudar na descompressão da artéria aorta.

IV A cesariana perimorte deve ser considerada após 4 minutos da PCR materna ou dos esforços de ressuscitação (para PCR não presenciada), se não houver retorno da circulação espontânea materna.

Em relação às orientações da American Heart Association (2015) sobre as situações especiais em ressuscitação para PCR durante a gravidez, estão corretas as condutas que constam nos itens

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis