Listagem de Questões de Enfermagem
Considerando-se as orientações nacionais de suporte básico de vida, julgue os próximos itens. Situações pré-hospitalares envolvendo violência, abuso de drogas ou intoxicações devem ser avaliadas pelo método ACENA.
A respeito do SUS e do papel do enfermeiro na vigilância em saúde, julgue os itens seguintes. As doenças crônicas não transmissíveis são a principal fonte de carga de doença, detendo os transtornos neuropsiquiátricos a maior parcela de contribuição, o que indica que o enfermeiro necessita de preparo clínico adequado para intervenção nos problemas de saúde dessa natureza.
Em relação à tendência de queda da incidência e da mortalidade por tuberculose no Brasil, apesar dos indicadores animadores, números absolutos relacionados a essa enfermidade ainda causam indignação e representam um desafio grandioso. São mais de 70 mil casos novos, e o número de óbitos por tuberculose ultrapassa a cifra de 4,5 mil pessoas a cada ano.
Tendo o texto apresentado como referência inicial e considerando o cenário atual da tuberculose no Brasil, assinale a opção correta.
Quanto aos riscos de infecção por vírus das hepatites B e C após exposição ocupacional a material biológico, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. O vírus da hepatite B tem um período de incubação que varia de 30 a 180 dias.
II. A incidência média de soroconversão, após exposição percutânea com sangue sabidamente infectado pelo vírus da hepatite B, é de 0,5% – 1,8%.
III. O profissional da saúde deve estar com esquema de imunização contra hepatite C em dia.
IV. A infecção ocupacional pelo vírus da hepatite B pode ser evitada quando as medidas de prevenção são adotadas adequadamente pelos profissionais de saúde.
A transição demográfica e epidemiológica tem conduzido o Brasil para um perfil de população idosa com superação das doenças infecciosas e predomínio relativo das condições crônicas. Assim, o envelhecimento da população brasileira está produzindo demandas que requerem respostas das políticas sociais e de saúde envolvendo o Estado e a sociedade. Sobre o idoso no país e seu processo de saúde-doença, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Ao idoso internado, ou em observação, é assegurado o amplo direito a acompanhante, sob qualquer circunstância, devendo o órgão de saúde proporcionar as condições adequadas para a sua permanência em tempo integral.
II. As mudanças na composição das famílias brasileiras, no papel da mulher no mercado de trabalho e na queda da taxa de fecundidade resultam em novos desafios a serem enfrentados no cuidado à população idosa.
III. A pessoa idosa apresenta profundas particularidades biopsicossociais que a diferenciam da população adulta; até mesmo dentro da faixa etária há heterogeneidade no processo de envelhecimento.
IV. Mesmo que o idoso esteja no domínio de suas faculdades mentais, deverá submeter a sua decisão à aprovação de familiares acerca do tratamento de saúde que lhe for reputado mais favorável.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}