Questões de Educação Física da UPENET/IAUPE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Educação Física da UPENET/IAUPE

A Base Nacional Comum Curricular afirma que as práticas corporais possuem funções sociais e diferentes possibilidades de trabalho pedagógico, a depender da realidade material de cada escola. Ainda que haja adaptações, esse documento curricular aponta 3 (três) elementos fundamentais comuns às práticas corporais, que são: 

A década de 1980 é assinalada, por diversos autores, como um grande marco epistemológico para a Educação Física. Foi nesse período, sobretudo, que diferentes proposições/abordagens foram elaboradas buscando-se avançar frente ao que se tinha como orientador das aulas de Educação Física no Brasil com fortes vinculações com o esporte. Entre as abordagens que expressam base crítica e que trazem os conteúdos da educação física em seus aspectos, entre outros, sociais, históricos e culturais, podem-se citar: 

O ano de 2022 marca os 30 anos da publicação da obra intitulada “Metodologia do Ensino de Educação Física” (COLETIVO DE AUTORES, 1992). Tal obra NÃO afirma que 

Conforme o dicionário eletrônico da língua portuguesa Aurélio e HOUASS (2009), planejar significa elaborar a planificação ou a descrição pormenorizada de, programar. Diante desse significado e adentrando na especificidade da educação física como componente curricular que necessita ter sua ação pedagógica previamente organizada para alcançar seus fins, é CORRETO afirmar que 

A Educação Física Escolar conta com diferentes abordagens como possibilidades para orientar a prática pedagógica dos professores. Entre elas, é possível identificar objeto, objetivos, condução metodológicas que as diferenciam. Sobre isso, analise as afirmativas abaixo: 
I. A abordagem desenvolvimentista parte da concepção do ser humano como sistema aberto que interage com o meio ambiente e, a depender dos estímulos, alcança níveis mais complexos de habilidades motoras.
II. A abordagem promoção da saúde defende que a Educação Física escolar deve ter como centralidade a construção de conhecimentos referentes a saúde, bem-estar, transformação da sociedade. 
III. A abordagem crítico-emancipatória indica que o trabalho da Educação Física deve buscar que o aluno alcance três competências: objetiva, social,  comunicativa. 

Assinale a alternativa CORRETA. 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis