Questões de Educação Física da Unoesc

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Educação Física da Unoesc

O músculo esquelético não contém apenas um grupo homogêneo de fibras com propriedades metabólicas e contráteis semelhantes. Em vez disso, contém dois tipos principais de fibras, os quais diferem nos mecanismos primários que utilizam para produzir ATP (adenosina trifosfato), no tipo de ativação dos neurônios motores e no tipo de cadeia pesada de miosina expressada. As proporções de cada tipo de fibra muscular variam de um músculo para outro e de uma pessoa para outra. As fibras de contração lenta (tipo I) geram energia para a ressíntese do ATP predominantemente pelo sistema aeróbio de transferência de energia, suas características diferenciais incluem: McARDLE, W. D. Fisiologia do exercício: nutrição, energia e desempenho humano. RJ: Guanabara Koogan, 2016.
I. Baixa atividade de miosina ATPase.
II. Capacidade de manipulação do cálcio e velocidade de encurtamento lentas.
III. Capacidade glicolítica menos bem-desenvolvida que as fibras de contração rápida.
IV. Mitocôndrias grandes e numerosas.
V. Alta taxa de renovação (turnover) das pontes cruzadas.
É correto o que se afirma em:

As articulações são classificadas estruturalmente, com base nas características anatômicas, e funcionais de acordo com o tipo de movimento que possibilitam. A classificação estrutural das articulações é baseada na existência ou não de espaço entre os ossos integrantes da articulação, chamado de cavidade articular; e do tipo de tecido conjuntivo que une os ossos. Do ponto de vista estrutural, as articulações são classificadas como: TORTORA, G. J. Princípios de anatomia e fisiologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2016.
I. Articulações fibrosas: não há cavidade articular e os ossos são mantidos unidos por tecido conjuntivo denso não modelado e rico em fibras de colágeno.
II. Articulações cartilagíneas: não há cavidade articular e os ossos são mantidos juntos por cartilagem.
III. Articulações sinoviais: os ossos que formam a articulação apresentam cavidade articular e são unidos pelo tecido conjuntivo denso não modelado de uma cápsula articular e, muitas vezes, por ligamentos acessórios.
É correto o que se afirma em: 

É fundamental que a pedagogia do handebol, assim como a de outras práticas esportivas, seja arrojada e apresente consonância com políticas esportivas nas esferas municipal, estadual e nacional. Essa política deve favorecer a concretização de programas visando à democratização do acesso ao handebol nos mais diferentes nichos de prática (ambiente escolar: contraturno letivo ou como conteúdo da educação física; fora do ambiente escolar: clubes, associações), intento que deverá ser efetivado com parcerias para a utilização de espaços públicos e/ou privados para o desenvolvimento da modalidade, com perspectivas de enriquecimento na formação integral dos praticantes. A opção por um programa que contemple as características educativas do handebol se fundamenta nos seguintes aspectos: GRECO, P. J.; ROMERO, J. J. F. Manual de handebol: da iniciação ao alto nível. São Paulo: Phorte, 2012.
( ) Desenvolvimento de valores sociais.
( ) Melhora das capacidades físicas e habilidades motoras.
( ) Conscientização da prática esportiva seletiva assegurando o direito preferencial aos mais aptos fisicamente.
( ) Melhora da qualidade de vida (autoestima, convívio, integração social e saúde).
( ) Diminuição da exposição aos riscos sociais (exposição da vida de crianças e adolescentes a perigo constante: drogas, prostituição, criminalidade).
A sequência correta de cima para baixo é:

Em se tratando da educação do movimento, as implicações biológicas, socioafetivas e culturais facilitam a aprendizagem motora em relação direta com a programação adequada, contínua, variada das atividades físicas nas rotinas de dança, onde o enfoque nas habilidades biológicas resulta em melhoria das estruturas físicas e funcionais e nas habilidades complexas são importantes no desenvolvimento da Dança/Educação. A programação deverá abranger: NANNI, D. Dança educação: princípios, métodos e técnicas. Rio de Janeiro: Sprint, 2008.
I. Socioafetivo: motivação e emoção.
II. Hereditariedade: aspectos lúdicos.
III. Cultural: vivências de experiências variadas.
IV. Biológico: melhoria das estruturas físicas e funcionais (complexidade das habilidades).
V. Psicológico: aprimoramento motor.
É correto o que se afirma em:

Nas modalidades esportivas coletivas, o praticante tem a necessidade de integrar-se em uma ação de grupo, caracteriza-se pelo confronto entre duas equipes que se dispõe pelo terreno de jogo e se movimentam de forma particular, com o objetivo de vencer, alternando-se em situações de ataque e defesa. Especificamente nesta modalidade coletiva, durante determinada ação do jogo acorre o ponto realizado direto, através do ace, ou a quebra na recepção adversária, impedindo a utilização de bolas de primeiro tempo: ROSE JUNIOR, D. Modalidades esportivas coletivas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis