Questões de Educação Física da Prefeitura de Fortaleza - CE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Educação Física da Prefeitura de Fortaleza - CE

Analise as afirmativas abaixo relacionadas ao Currículo Cultural da Educação Física e assinale a alternativa CORRETA.

A proposição de uma perspectiva crítica de ensino da Educação Física vem se tornando, cada vez mais, crescente nos estudos e nas práticas pedagógicas dos professores. Uma das influências mais recentes que vem sendo referência para as concepções progressistas de ensino está se pautando nas contribuições de Paulo Freire para potencializar uma Educação Física libertadora, problematizadora e contextualizada. Sobre as contribuições dos pressupostos freireanos para a Educação Física escolar, assinale V para as afirmativas VERDADEIRAS e F para as FALSAS, e, em seguida, assinale, de cima para baixo, a alternativa CORRETA.


(  ) Os pressupostos do diálogo, da reflexão crítica, do ser-mais e da problematização dos estereótipos colaboram para a ressignificação das experiências corporais, pois os educandos entram em contato com sentidos diferentes, põem em conflito os seus saberes iniciais e as contradições das diversas situações de práticas corporais.

(  ) A compreensão da noção de corpo consciente propõe uma leitura crítica e ampliada frente ao sentido de corpo biologizado de caráter reducionista produzido pelo discurso médico por muito tempo hegemônico na Educação Física.

(  ) O sentido de uma educação libertadora de Freire contribui para consolidar e para fortalecer as aulas de Educação Física como momento de recreação, descanso da mente, distração e relaxamento ao oferecer pressupostos que justifiquem essa relação.

(  ) Uma das possibilidades pedagógicas ancoradas em Freire é trazer à tona a opressão das mulheres e dos negros, por exemplo, nas aulas que tratam dos esportes, como o futebol e o atletismo, como também dos conteúdos que tratam da dança e das ginásticas para a desconstrução dos papéis sexuais que são determinados pelo sistema, por via da reflexão e da problematização.


A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

A utilização de testes e de baterias de avaliação motora do desenvolvimento motor infantil, além de permitir o acompanhamento do progresso das habilidades motoras fundamentais, contribui para oferecer subsídios para decisões relativas aos conteúdos e às estratégias de aulas de Educação Física. Um dos testes que podem ser destacados e que apresentam uma valiosa ferramenta para ser utilizado pelos professores traz como funções: identificar as crianças que estão atrasadas nas habilidades motoras fundamentais em relação aos seus pares; planejar um currículo com base no desenvolvimento motor; avaliar progresso no desenvolvimento das habilidades motoras fundamentais. Este teste utiliza 12 habilidades que são divididas em duas subescalas: seis habilidades de locomoção (corrida, galope, salto com um pé, salto sobre obstáculos, salto horizontal e corrida lateral) e seis habilidades de controle de objetos (rebater, quicar, receber, chutar, arremessar por cima do ombro e rolar). Para a aplicação do teste, é necessário um ambiente amplo, onde possam ser demarcados os locais para a realização de cada habilidade, além de instalação de câmeras e de demais materiais. Dentre os itens abaixo, assinale o teste que corresponde às características acima descritas.

A Base Nacional Comum Curricular (2018) propõe, para as séries finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), maior aprofundamento nos estudos das práticas corporais na escola. Ainda, com o intuito de ampliar a flexibilidade, garantindo que a delimitação dos currículos e das propostas curriculares possam adequar-se às realidades locais, as habilidades, para o componente curricular, foram organizadas em dois blocos (6º e 7º anos e 8º e 9º anos) com a proposição de 06 unidades temáticas e os seus respectivos objetos de conhecimento. Sobre a organização dos objetos de conhecimento para os diferentes blocos, assinale a alternativa que apresenta somente objetos de conhecimento os quais garantem os direitos de aprendizagem para alunos dos 8º e 9º anos.

Em uma aula de Educação Física para alunos do 6º ano, o professor, ao estruturar a sua aula, fez opção por um estilo de ensino com o intuito de oferecer possibilidades de uma maior interação entre eles e condições de feedback mais imediato. Dessa forma, preparou fichas de observação, contendo a descrição da tarefa a ser realizada, os critérios para a correção e a anotação de acertos e de erros e, em seguida, dividiu a turma em duplas, fez as explicações iniciais e demonstrou a realização do rolamento frontal. Na sequência, solicitou que cada dupla escolhesse quem iria iniciar a atividade e quem iria ser o observador da atividade. Dando continuidade, explicou que o aluno observador deveria ficar atento e verificar se o companheiro da dupla, durante a execução, coloca o queixo junto ao tórax, se toda a extensão das costas toca o chão e a finalização para a posição em pé foi executada sem o auxílio das mãos. Durante a verificação, o aluno observador deveria anotar as observações na ficha. Após algumas repetições, as duplas deveriam inverter as posições. Partindo desse exemplo da atividade proposta, escolha, dentre as alternativas abaixo, o estilo de ensino adotado pelo professor.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis