Questões de Educação Física da Instituto Consulplan

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Educação Física da Instituto Consulplan

De acordo com os aspectos que se relacionam ao processo ensino-aprendizagem do judô, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) São realizadas repetições de movimentos específicos dos golpes denominadas de sassae-tsuri-komi-ashi.


( ) Tradicionalmente, o ensino dos golpes de judô caracteriza- -se por repetições de movimentos que são denominadas de uchikomi, em que se repete, inúmeras vezes, a técnica a ser aprendida com a colaboração do parceiro que não cria restrições durante a execução dos movimentos e, ocasionalmente, auxilia na sua correção.


( ) O posicionar desequilibrado (de-ashi-harai) do oponente pode dificultar para o seu parceiro o êxito das fases seguintes de um golpe de projeção, independente de qual seja. Nesse enquadramento, o de-ashi-harai pode ser considerado um empecilho considerável para o sucesso do golpe.


( ) O kuzushi não é somente o movimento de deixar o oponente desequilibrado, pois implica uma forma de finta em que quem ataca procura ludibriar o oponente, a fim de levar vantagem, posicionando o adversário em desequilíbrio para projetá-lo ao solo com um golpe subsequente.


A sequência está correta em

Sobre o processo ensino-aprendizagem do judô, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) Para fazer as aulas de judô, o ideal seria utilizar o quimono. Quando isso não for possível, os alunos devem usar blusas de manga curta ou camisetas tipo regata para facilitar os movimentos.


( ) Ao executar os golpes é interessante que a dupla tivesse mais ou menos o mesmo peso e a mesma altura para facilitar a dinâmica.


( ) Todos os golpes de projeções devem ser treinados para os dois lados igualmente.


( ) O golpe sassae-tsuri-komi-ashi é parecido com o-goshi. Contudo, a projeção é de meio quadril e não de quadril inteiro. Quem executa deve agarrar a faixa por baixo do braço do uke.


A sequência está correta em

Dentre os aspectos históricos e característicos relacionados ao judô, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) A primeira era de desenvolvimento do judô no Brasil possui duas fases distintas. A primeira se inicia com a chegada do Kasato Maru, em 1908, e a segunda com a chegada da trupe de lutadores (Maeda, Satake, Laku e Shimizu), em novembro em 1914.


( ) Os professores de jiu-jitsu e judô sempre estiveram vinculados às academias de polícia, marinha ou exército e ganhavam espaço entre os brasileiros. Em parte, isso era devido à fama dos soldados japoneses que derrotaram os soldados russos nos combates de 1905.


( ) A primeira federação estadual de judô no Brasil foi constituída no final da década de 1950, denominada Federação Paulista de Judô.


( ) A Confederação Brasileira de Judô surgiu somente em março de 1969; antes disso, as atividades de combate no Brasil eram dirigidas pelo pugilismo.


( ) O Brasil conquistou sua primeira medalha nos Jogos Olímpicos de Munique, em 1972, com Chiaki Ishii.


A sequência está correta em

O jongo é dança; trata-se de um ritual dançado para lembrar os africanos dos engenhos de açúcar, dos plantios e das colheitas do café, das formas de crenças e expressões corporais, unindo fé e festa. Assinale a região do Brasil onde se originou tal manifestação cultural. 

O primeiro ballet romântico foi La Sylphide (A Sílfide). A obra tinha em sua temática seres lendários parecidos com humanos, bem como o cotidiano. Essa dualidade estava presente nos dois atos. O primeiro ato: casa, dia, pessoas, uma lógica aparente e narrativa, pantomima. O segundo ato trata-se de: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis