Questões de Educação Física da Instituto Consulplan

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Listagem de Questões de Educação Física da Instituto Consulplan

Nos últimos anos vem sendo fomentadas as reflexões sobre o uso dos jogos eletrônicos no contexto da cultura digital e sua relação com a educação. O trabalho com a cultura digital mostra-se um desafio para os educadores, uma vez que mistura, remixa e ressignifica diferentes mídias, linguagens e sentidos. A utilização dos jogos eletrônicos no ambiente escolar traz contribuições para o processo de ensino-aprendizagem. Sobre os benefícios do uso dos jogos eletrônicos na educação, analise as afirmativas a seguir.
I. Promove uma reprodução do conhecimento de forma mais padronizada, de maneira que o estudante fica bem limitado, sem liberdade para criar outras maneiras de aprender. II. Proporciona a aprendizagem interativa, de forma prática e estimulando o interesse dos estudantes. III. Estimula os estudantes a buscarem novos conhecimentos, testarem os conhecimentos que já possuem. IV. Inibe a educação cognitiva, onde o conhecimento é proveniente da interação do estudante com o meio no qual está inserido.
Está correto o que se afirma em

Entre as ginásticas não competitivas que podem ser abordadas no âmbito escolar, tem-se a ginástica de conscientização corporal. Assinale a definição correta deste tipo de ginástica.

Em um cenário no qual vivemos cada vez mais conectados com o mundo digital, podemos perceber o uso crescente da tecnologia no esporte. Atualmente, ela desempenha um papel essencial, auxiliando inúmeros atletas, de modalidades esportivas diferentes, a evoluírem sua performance nas preparações e torneios. Além disso, o monitoramento do andamento das partidas também ficou mais fácil e eficiente, graças aos dispositivos inteligentes. Uma modalidade esportiva que faz uso de dispositivos tecnológicos durante as partidas é o voleibol. No voleibol, o desafio (challenge) é um pedido de revisão de um lance do jogo realizado por um dos capitães dos times dentro de sete segundos após o lance, em algumas situações. As equipes têm direito a dois pedidos de desafio por set. Se o vídeo promove uma mudança na decisão do árbitro, o número de solicitações disponíveis permanece inalterado. Caso contrário, a equipe perde o desafio. NÃO corresponde a uma situação em que é possível solicitar o desafio em uma partida voleibol:

Considerando que o esporte é um fenômeno sociocultural com diferentes formas de manifestação de acordo com o sentido e a modalidade da prática, assinale a afirmativa INCORRETA. 

O jogo é uma poderosa ferramenta para motivar e envolver grupos, resolver conflitos, facilitar a comunicação, favorecer o estabelecimento de combinados e organizar a ação. Um tipo de jogo que podemos utilizar nas aulas de educação física são os jogos dramáticos. Sobre os jogos dramáticos, analise as afirmativas a seguir.
I. O objetivo do jogo dramático é propiciar o desenvolvimento da totalidade; o sujeito participa de maneira integral, onde cognição e sensibilidade atuam juntas e ao mesmo tempo, sem cisão ou dualidade. II. A base do jogo está centrada na improvisação de ações executadas pelos jogadores. O elemento base do jogo dramático é o jogo de faz-de-conta, o qual propicia aos indivíduos uma melhor percepção do ambiente em que estão inseridos, ou seja, percebem a realidade que o cerca.
Assinale a alternativa correta.

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