Questões de Educação Física da IF-MG

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Educação Física da IF-MG

#Questão 914226 - Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, IF-MG, 2023, IF-MG, 2023 - IF-MG - Professor EBTT Área/Disciplina: Educação Física

No importante livro Educação Física na Escola: Questões e Reflexões, Suraya Cristina Darido analisa as várias tendências da educação física e suas características. “Os objetivos e as propostas educacionais da Educação Física foram se modificando ao longo deste último século, e todas estas tendências, de algum modo, ainda hoje influenciam a formação do profissional e as práticas pedagógicas dos professores de Educação Física. Analisar as principais características das tendências que permeiam o universo nacional no que diz respeito à temática da Educação Física Escolar é fundamental, uma vez que a discussão destas questões com os professores é muito importante para que se explicitem os pressupostos pedagógicos que estão por trás da atividade do ensino, na busca da coerência entre o que se pensa estar fazendo e o que realmente se faz”. Sobre as abordagens sugeridas pela autora, associe as 3 colunas relacionando abordagem com o autor e com a temática principal.
Imagem associada para resolução da questão



A sequência correta dessa associação de cima para baixo é:

#Questão 914227 - Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, IF-MG, 2023, IF-MG, 2023 - IF-MG - Professor EBTT Área/Disciplina: Educação Física

“Para o programa de esporte se apresenta a exigência de "desmitificá-lo" através da oferta, na escola, do conhecimento que permita aos alunos criticá-lo dentro de um determinado contexto socioeconômico-político cultural. Esse conhecimento deve promover, também, a compreensão de que a prática esportiva deve ter o significado de valores e normas que assegurem o direito à prática do esporte”. Essa reflexão de Carmem Lúcia Soares e seu coletivo de autores no clássico livro Metodologia do ensino de Educação Física de 2012 questionava o que deveria ser do conhecimento do aluno para podermos afirmar ser ele seu conhecedor? Atualmente o questionamento continua e o estudo do futebol na escola pode ser feito mediante uma análise que abarque diferentes aspectos da mesma forma que há duas décadas.
Aponte o aspecto que mascara a realidade e não é contemplado pelo livro Metodologia do Ensino de Educação Física. 

#Questão 914228 - Educação Física, Anatomia e Fisiologia do Corpo e Movimento, IF-MG, 2023, IF-MG, 2023 - IF-MG - Professor EBTT Área/Disciplina: Educação Física

Durante o exercício extenuante, fatores neuro-humorais fazem aumentar a produção de adrenalina, noradrenalina e glucagon e reduzem a liberação de insulina. Essas respostas hormonais ativam a enzima glicogênio fosforilase, (indiretamente através da ativação do AMP cíclico) a qual facilita a glicogenólise no fígado e nos músculos ativos. Levando-se em conta que o glicogênio muscular proporciona energia sem oxigênio, ele acaba contribuindo com a maior parte da energia nos minutos iniciais do exercício, quando a utilização de oxigênio não consegue atender as demandas de oxigênio.
Indique abaixo a alternativa correta sobre treinamento. 

#Questão 914230 - Educação Física, Fisiologia do Exercício, IF-MG, 2023, IF-MG, 2023 - IF-MG - Professor EBTT Área/Disciplina: Educação Física

Sobre os diversos temas da fisiologia do exercício pode-se inferir que nem todos os mecanismos responsáveis pelo aumento da força e da resistência muscular são totalmente conhecidos. No entanto, somos capazes de identificar muitas das alterações metabólicas e morfológicas após dias e semanas de treinamento físico. Sobre o tema, indique a alternativa correta:

#Questão 914229 - Educação Física, Modalidades Esportivas, IF-MG, 2023, IF-MG, 2023 - IF-MG - Professor EBTT Área/Disciplina: Educação Física

O uso repetido das fibras musculares estimula alterações estruturais e funcionais. Muitas dessas alterações são relacionadas ao treinamento de força, mas existem também relações ao treinamento aeróbio e as alterações por ele produzidas.
Classifique as opções como verdadeiras com (V) e as opções falsas com (F).
1. ( ) O treinamento de longa distância e de baixa intensidade não desenvolve os padrões neurológicos de recrutamento de fibras musculares e a taxa elevada de produção de energia necessários para o desempenho de endurance máximo.
2. ( ) O treinamento de velocidade de alta intensidade pode incluir tanto o exercício intermitente (intervalado) quanto o exercício contínuo num ritmo próximo ao da competição.
3. ( ) Embora seja muito recente, a maioria dos atletas utiliza o treinamento intervalado principalmente para melhorar sua capacidade aeróbia.
4. ( ) O uso repetido das fibras musculares estimula alterações estruturais e funcionais relacionadas ao treinamento de força.
5. ( ) As atividades anaeróbias como o jogging e o ciclismo, de intensidade baixa a moderada, dependem em grande parte das fibras musculares de contração lenta.
6. ( ) A maioria das sessões de exercícios repetidos é realizada em velocidades que produzem grandes quantidades de lactato.
7. ( ) Sessões de exercícios repetidos, rápidos e breves com pequenos intervalos de repouso entre cada série produzem os mesmos benefícios aeróbios que o exercício contínuo, de alta intensidade e prolongado.


A sequência correta dessa classificação é: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis