Questões de Educação Física da IESES

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Educação Física da IESES

Helena está participando de um projeto de Capoeira no contraturno escolar, o que ela mais gosta da prática e de fazer a “estrela” - movimento utilizado para esquivar-se durante o jogo. A menina executa o movimento com facilidade, sem precisar pensar nele, ao contrário da sua amiga Lara, que executa o movimento com dificuldades. Mesmo conseguindo detectar e corrigir os seus próprios erros, Lara apresenta erros de execução na fase final do movimento, mesmo que o seu equilíbrio tenha melhorado durante as práticas. Considerando os estágios da aprendizagem motora, proposto por Fitts e Posner (1967), podemos dizer que: 

Para se compreender a história da Educação Física Escolar no Brasil, é necessário conhecer suas tendências e abordagens pedagógicas, que acompanharam o contexto sociocultural que o país atravessava. Dentre as tendências existentes ao longo da história, em especial entre 1930 a 1945, se fazia presente nas aulas uma abordagem voltada para: a exclusão dos mais fracos e incapazes, culto ao belo, nacionalismo exacerbado, mulheres separadas dos homens durante as aulas. Os conteúdos da Educação Física eram totalmente práticos e envolviam exercícios como polichinelo, abdominal, flexão de braço, corridas, defesa pessoal, ginástica calistênica. (Ferreira e Sampaio, 2013). Tal tendência pedagógica é conhecida como:

Durante esse período as habilidades motoras de manipulação, de locomoção e de estabilização são gradativamente aprimoradas, refinadas e desenvolvidas para o uso em diversas situações que demandam proficiência motora, seja no lazer, no contexto escolar, nos esportes ou nas atividades de vida diária (Gallahue e Ozmum, 2013). Diante do contexto apresentado, assinale a fase do desenvolvimento motor, da qual exige a combinação dessas habilidades motoras para realização em atividades complexas.

Para que a Educação Física na escola? Darido (2012) faz esse questionamento ao defender a Educação Física na perspectiva da Cultura Corporal. Para a autora, a Educação Física deve romper com o ensino exclusivo dos esportes tradicionais e buscar transmitir aos alunos um rico patrimônio cultural da humanidade, vivenciando outras práticas corporais como a ginástica, os jogos, as brincadeiras, as lutas e as danças. Dentro deste contexto assinale as alternativas que coincidem com a perspectiva da cultura corporal: 
I. Ao se diversificar as aulas, ocorre a ampliação do universo cultural do aluno, fazendo com que ele compreenda a realidade em que está inserido, com isso ele poderá exercer uma ação consciente e segura no mundo imediato.
II. Deve-se ter cuidado durante as aulas, por isso algumas práticas devem ser evitadas. Os esportes urbanos, como o Skate e o Parkour, além de ter menor valor cultural, se tematizados, podem causar lesões e também ser associado ao vandalismo.
III. Durante a discussão e reflexão deve ocorrer a transmissão de conteúdos superficialmente, pois o deve prevalecer é a ótica do saber fazer.
IV. Vivenciar outras práticas corporais pode facilitar a adesão do aluno à prática, aumentando as chances de uma possível identificação. Por meio dessas vivências o aluno reconhece seus limites e potencialidades.
A alternativa correta é:

O Brasil apresenta um quadro alarmante de prevalência de excesso de peso em crianças e adolescentes, sendo que a região sul do Brasil apresenta a maior prevalência de excesso de peso (Silva, 2019). Assim, devido aos agravos associados à obesidade, ações para sua prevenção e tratamento devem, de fato, ocupar espaço prioritário nas políticas de educação e saúde do país (Silva, 2019). Considerando a saúde como unidade temática na Base Curricular da Rede Municipal de Palhoça, pode-se considerar que, enquanto objetivo de conhecimento dos anos finais do Ensino Fundamental, devem contemplar a (o):
I. Alimentação saudável II. Índice de massa corporal III. Atividade física e seus benefícios IV. A diabetes, a hipertensão e outras doenças crônicas não transmissíveis
A alternativa correta é:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis