Questões de Educação Física da FUNDATEC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Educação Física da FUNDATEC

Em relação aos tipos de fibras musculares, analise as assertivas abaixo e assinale V, I, e conseguem gerar ações musculares mais rápidas. virtude de uma maior quantidade de mitocôndrias e dos citocromos que contêm ferro.
( ) As fibras de contração rápida (tipo II) têm maior capacidade de hipertrofia em relação às do tipo I, e conseguem gerar ações musculares mais rápidas.  
( ) As fibras de contração lenta (tipo I) têm uma cor mais avermelhada em relação às do tipo II, em virtude de uma maior quantidade de mitocôndrias e dos citocromos que contêm ferro.
( ) As fibras do tipo II têm uma capacidade glicolítica menos desenvolvida que as do tipo I.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Relativamente aos Parâmetros de treinamentos e suas descrições, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.


Coluna 1

1. Parâmetros de treinamento aeróbico.

2. Parâmetros de treinamento anaeróbicos.


Coluna 2

( ) A intensidade de treinamento deve ser abaixo de 70% da velocidade máxima.

( ) Atividade durante o intervalo de descanso é normalmente de baixa intensidade, a fim de estimular a recuperação biológica.

( ) A duração do trabalho pode ser de 5 a 120 segundos, dependendo do tipo de intensidade que o atleta emprega.

( ) O número de repetições deve ser baixo a médio.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

“O planejamento do treinamento é um processo metodológico e científico que auxilia o atleta a atingir alto nível de treinamento e desempenho”. Em relação ao planejamento do treinamento físico, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.


I. Deve basear-se objetivamente no desempenho do atleta em testes ou em competições. No progresso dele em todos os fatores do treinamento, considerando também o calendário de competições. Além disso, o plano precisa ser simples, sugestivo e flexível, podendo ser modificado conforme o nível de progresso e a elevação do conhecimento metodológico por parte do atleta.

II. Os objetivos de um plano de longo prazo, baseiam-se nos parâmetros e nos conteúdos que estão incluídos em macrociclos e em microciclos, fornecendo continuidade entre o presente e o futuro. Essa continuidade também se reflete no nível do desempenho e no padrão dos testes, os quais o treinador precisa planejar, executar de forma progressiva.

III. Estabelecer objetivos para o desempenho, fatores de treinamento e os testes de cada fase de treinamento aumentam a abordagem aleatória, ainda muito utilizado. É pouco comum encontrar técnicos que ignoram esse importante componente do treinamento organizado e que realizam elevações drásticas do volume ou na intensidade do treinamento. Tais ações podem diminuir consideravelmente o desempenho e, sobretudo, o bem-estar do atleta.

Analise as assertivas abaixo relacionadas à periodização do treinamento físico e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) O volume de treinamento significa a quantidade total de atividade realizada no treinamento. Também diz respeito à soma do trabalho realizado em determinada sessão ou fase do treinamento.

( ) O volume de treinamento varia de acordo com a especificidade do desporto. Já que o nível do volume de treinamento varia na maioria dos desportos e eventos.

( ) A intensidade, o componente qualitativo do trabalho que um atleta realiza em dado momento também é um importante fator do treinamento. Quanto mais trabalho o atleta realiza por unidade de tempo, maior é a intensidade. A intensidade é a função da força dos impulsos nervosos que o atleta emprega. Em uma sessão de treinamento. A força do estímulo depende da carga, da velocidade de execução e da variação de intervalo de recuperação.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Analise as assertivas abaixo relacionadas ao Código de Ética dos Profissionais de Educação Física e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) Guardar sigilo sobre fato ou informação de que tiver conhecimento em decorrência do exercício da profissão, admitindo-se a exceção somente por determinação judicial ou quando o fato for imprescindível como única forma de defesa perante o Tribunal de Ética do Sistema CONFEF/CREFs, é um das responsabilidades e deveres descritos no referido Código.

( ) Participar de movimentos de defesa da dignidade profissional, principalmente na busca de aprimoramento técnico, científico e ético, é um dos direitos e benefícios descritos no referido código.

( ) Prestar, sempre, o melhor serviço a um número cada vez maior de pessoas, com competência, responsabilidade e honestidade, é uma das responsabilidades e deveres descritos no referido Código.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis