Questões de Educação Física da FEPESE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Educação Física da FEPESE

“As evidências científicas demonstram os efeitos positivos do exercício físico (…)” (AMERICAN COLLEGE OF SPORTS MEDICINE, 2018).
Analise as afirmativas abaixo com relação a um programa de exercícios regulares para a maioria dos adultos.

1. Recomendam-se exercícios aeróbicos somente 1 vez por semana.
2. Não se recomendam mais de 20 minutos por dia de exercícios de intensidade leve.
3. 500 a 1000 MET-min por semana são valores de volumes razoáveis para a para um programa de exercícios.
4. Recomendam-se exercícios aeróbicos de intensidade moderada (40 a 59% da frequência cardíaca de reserva) a vigorosa (60 a 89 % da frequência cardíaca de reserva).
5. São recomendados exercícios rítmicos e aeróbicos envolvendo grandes grupos musculares para melhorar a aptidão cardiorrespiratória.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

“Cada vez mais surgem evidências para apoiar a relação inversa entre atividade física regular e mortalidade prematura (…)” (AMERICAN COLLEGE OF SPORTS MEDICINE, 2018).
Analise as afirmativas abaixo com relação às diretrizes e recomendações de prescrição de uma rotina de exercícios para populações saudáveis com considerações especiais.

1. É recomendado que as crianças e adolescentes se engajem em atividades físicas de intensidade moderada a vigorosa por pelo menos 60 minutos ao dia.
2. É indicado que as crianças limitem o tempo de lazer em frente à televisão/ ao computador/ao celular para menos de duas horas ao dia.
3. Crianças e adolescentes não podem de forma alguma participar de atividades de força.
4. Por causa dos sistemas termorreguladores imaturos, os jovens devem realizar exercícios pesados e de sustentação em ambientes quentes e úmidos.
5. Crianças e jovens devem ser encorajados a participar de atividades lúdicas e apropriadas para suas idades.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

“O desenvolvimento motor infantil está estritamente associado ao funcionamento perceptivo-motor” (GALLAHUE, OZMUN & GOODWAY, 2013).
Assinale a alternativa que indica corretamente um componente básico do desenvolvimento perceptivo-motor que pode ser subdividido em duas categorias: conhecimento de quanto espaço o corpo ocupa e capacidade de projetar o corpo efetivamente no espaço externo.

“A transição da infância para a adolescência é marcada por uma série de eventos físicos e culturais significativos (…)” (GALLAHUE, OZMUN & GOODWAY, 2013).
Analise as afirmativas abaixo sobre o crescimento físico.

1. A idade de surgimento, a duração e a intensidade do estirão de crescimento têm base genética e variam consideravelmente de acordo com o indivíduo.
2. O genótipo do adolescente desempenha papel secundário nas medidas corporais lineares, na maturação esquelética, na maturação sexual e no tipo corporal.
3. Por causa da alteração do genótipo em função do ambiente ocorre considerável variabilidade no processo de crescimento dos indivíduos durante o período da adolescência.
4. O estirão de crescimento na adolescência (período púbere) dura mais ou menos quatro anos e meio.
5. O alcance da altura adulta é controlado pelo genótipo e, sob circunstâncias normais, não sofre influência do ambiente.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

“Movimento é vida. Tudo o que fazemos no trabalho ou no lazer envolve movimento” (GALLAHUE, OZMUN & GOODWAY, 2013).
Analise as afirmativas abaixo com relação às Capacidades de Movimento Rudimentar de um bebê.

1. É reflexo do aumento do controle motor e da competência do movimento, estimulado por fatores da tarefa e do ambiente, assim como do indivíduo.
2. A base hereditária, assim como as demandas específicas das tarefas do movimento, não têm qualquer efeito sobre a taxa de aquisição das capacidades de movimento rudimentar.
3. Adquirir controle sobre a musculatura, aprender a lidar com a força da gravidade e movimentar-se de modo controlado no espaço são as principais tarefas desenvolvimentais enfrentadas pelo bebê.
4. O período que vai do nascimento até o décimo segundo mês representa um tempo para a prática e o domínio de muitas tarefas rudimentares.
5. Quando faz tentativas grosseiras, mas propositadas, de realização de uma série de tarefas de movimento, o bebê não deve ser estimulado.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis