Questões de Educação Física da FAU

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Educação Física da FAU

O voleibol exige de seus jogadores bons níveis de habilidade, precisão e regularidade (NOCE; SAMULSKI, 2002) associadas a características físicas específicas (SOUZA et al., 2006). Em relação ao contexto de jogo, o voleibol apresenta peculiaridades em relação aos outros esportes (ROCHA; BARBANTI, 2004). O voleibol é considerado um esporte de rede (GRAÇA; MESQUITA, 2007) uma vez que sua quadra é dividida em duas metades iguais separadas por uma rede. O fato de a bola viajar de uma metade a outra não podendo tocar o solo, pois resulta em pontos para o adversário, torna o jogo de voleibol um dos esportes mais difíceis de ser ensinado, pois exige movimentos precisos e altamente técnicos (ORTH, 2003). O voleibol é composto de seis fundamentos básicos, que obedecem a uma sequência lógica dentro do jogo. Assim, assinale a alternativa correta sobre os fundamentos do voleibol:

o Basquetebol vem evoluindo e se desenvolvendo ao longo do tempo, tornando-se, cada vez mais, um jogo de táticas complexas, minuciosas, que vislumbram a optimização dos resultados defensivos e ofensivos. A tática aplicada ao Basquetebol significa a utilização de recursos para definir situações durante um jogo, englobando os sistemas de jogo e situações grupais e individuais, podendo ser resumida como: “o que fazer” para resolver uma determinada situação (FERREIRA e DE ROSE JÚNIOR, 2003). No que tange aos sistemas de jogo, em razão do Basquetebol ter se desenvolvido ao longo de sua criação, estudiosos, técnicos e jogadores e ex-jogadores, desenvolveram métodos que pudessem otimizar os resultados, quer sejam eles alusivos aos processos de marcação, e consequentemente, evitando que a equipe adversária obtivesse resultados satisfatórios, quer fossem alusivos aos processos ofensivos, ou seja, na intencionalidade de vencer a marcação adversária e converter pontos. É nesse sentido, portanto, que existem dois tipos básicos de defesa. Um, que se baseia na marcação por zona, ou seja: quando o jogador responsabiliza-se por uma determinada área (zona) da quadra; e outro que se fundamenta na marcação de um determinado jogador, ou seja: marcação jogador a jogador, também conhecida como individual. A respeito dos sistemas de marcação por zona analise as afirmativas e assinale a alternativa correta:


I - A marcação por zona a 2x1x2 é utilizada quando a equipe defensora enfrenta outra equipe com características de boas infiltrações no garrafão e, geralmente, com deficiências nos arremessos de média e longa distâncias.

II - A marcação por zona 3x2 sua utilização se justifica quando a equipe defensora é "eficiente nos rebotes defensivos".

III - Na marcação por zona 2x3 forma-se uma linha de três reboteadores, na intenção de garantir, rapidamente, o rebote defensivo, logo após o erro de finalização da equipe adversária.

IV - Na marcação por zona 1x3x1 4 jogadores se organizam no entorno do garrafão em forma de uma "caixa" (box), ainda na intenção de evitar as infiltrações, bem como viabilizar os arremessos de fora.

O Futsal é um esporte que exige muita versatilidade dos jogadores, é necessário dizer que os sistemas táticos utilizados pelos jogadores durante o jogo se referem exclusivamente no posicionamento dos jogadores em quadra, portanto, sistema não é uma jogada ou manobra, nem tampouco um padrão de ataque, ou defesa. Mas, sim as jogadas e as diferentes formas de atacar e defender são aplicadas nos sistemas táticos definidos pela equipe técnica. Assim, assinale a alternativa que aponta corretamente sistemas táticos utilizados no futsal: 

Ao longo dos anos a educação física teve diferentes correntes e concepções. Existe pelo menos um ponto em comum entre as várias concepções de Educação Física, a insistência na tese da Educação Física como atividade capaz de garantir a aquisição e manutenção da saúde individual. Com maior ou menor ênfase, as concepções de Educação Física, de um modo geral, não deixam de resgatar versões que, em última instância, estariam presas no lema “mente sã em corpo são”. Em uma concepção que segundo Ghiraldelli Júnior foi até os anos de 1930 existia a ênfase em relação à questão da saúde, o qual estava em primeiro plano. Para tal concepção, coube à Educação Física um papel fundamental na formação de homens e mulheres sadios, fortes, dispostos à ação. Mais do que isso, nesta concepção não se responsabilizava somente pela saúde individual das pessoas. Em verdade, ela agia como protagonista num projeto de “assepsia social”. Assim, assinale a alternativa que aponta corretamente qual concepção de Educação Física o enunciado se refere:

Os padrões de movimento não são inatos, mas sim adquiridos com o tempo e a vivência. Esse processo inicia-se em casa, nas brincadeiras realizadas no dia-a-dia e, portanto, a criança chega à escola dominando-os parcialmente. Para que ela possa se aperfeiçoar, as atividades realizadas devem buscar o desenvolvimento desses padrões através de jogos e brincadeiras que envolvam os movimentos fundamentais. É importante salientar que a aceleração do processo de aprendizagem de um movimento básico (desenvolvimento precoce) pode causar insucessos futuros. Devem-se respeitar os limites das crianças e jamais forçá-las a fazer alguma atividade sem que estejam preparadas para isso. Assim, a criança precisa desenvolver os padrões fundamentais de movimento. Dessa forma, assinale a alternativa que apresenta corretamente as divisões dos padrões de movimento:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis