Questões de Educação Física da FAU

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Educação Física da FAU

#Questão 1002407 - Educação Física, Biomecânica e Cinesiologia, FAU, 2022, Prefeitura de Ponta Grossa - PR, Profissional de Educação Física II - Edital nº 3

A biomecânica é uma ciência multidisciplinar que estuda os movimentos humanos a partir dos estudos em anatomia, fisiologia e mecânica, sendo responsável pela investigação e análise física dos sistemas biológicos, compreendendo assim os efeitos das forças mecânicas exercidas sobre o corpo humano, sendo em movimentos de trabalho, esporte ou mesmo diários. Sendo esta uma ciência dentre as ciências, tem como principais objetivos descrever, analisar e avaliar o movimento humano. A cinemática do movimento é um ramo da biomecânica dentro da área de estudo da mecânica dos corpos rígidos. A respeito da cinemática analise as afirmativas e assinale a alternativa correta:
I - A cinemática do movimento é o estudo dos fatores de tempo e espaço no movimento do corpo. II - A cinemática do movimento estuda as variáveis que descrevem o movimento, como tempo deslocamento, velocidade e aceleração. III - A cinemática é o estudo da descrição do movimento e a área de estudo esta dentro de um contexto relacionado com a cinética do movimento. IV - A cinemática descreve o movimento sem se preocupar com as forças que podem estar atuando no corpo.

#Questão 1002408 - Educação Física, Treinamento Desportivo, FAU, 2022, Prefeitura de Ponta Grossa - PR, Profissional de Educação Física II - Edital nº 3

O volume e a intensidade são duas grandezas que estão relacionadas com a carga de treinamento, uma vez que o volume será expresso em quantidade total da carga de trabalho no treinamento, como na quantificação da distância em quilômetros, metros, número de repetições e número de exercícios. A intensidade será analisada de acordo com a qualidade do trabalho realizado sendo interpretado com uma carga de treinamento mais leve, mais pesado, mais veloz, menos veloz. Estas duas grandezas devem se relacionar de forma adequada em uma planificação do treinamento, respeitando suas particularidades e visando o ganho de aptidão e bom desenvolvimento do atleta. Assim, assinale a alternativa correta que corresponde ao princípio do treinamento desportivo que se preocupa com a relação destas grandezas:

A hipertensão arterial é uma doença poligênica, que resulta de anormalidades dos mecanismos de controle da pressão arterial. Grande número de substâncias biologicamente ativas pode interagir com diferentes sistemas fisiológicos de maneira complexa e com redundância para garantir a homeostasia cardiovascular. Sobre a hipertensão arterial, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta:
I - A hipertensão arterial é uma doença considerada crônica não transmissível (DCNT). II - A hipertensão trata-se de uma condição multifatorial, que depende de fatores genéticos/ epigenéticos, ambientais e sociais. III - A hipertensão é caracterizada por elevação persistente da pressão arterial (PA), ou seja, PA sistólica maior ou igual a 120 mmHg e/ou PA diastólica maior ou igual a 80 mmHg. IV - Por se tratar de condição frequentemente assintomática, a hipertensão costuma evoluir com alterações estruturais e/ou funcionais em órgãos-alvo, como coração, cérebro, rins e vasos.

A Pedagogia do Esporte é uma subárea do conhecimento da Educação Física que busca caminhos pedagógicos para o processo de ensino-aprendizagem do esporte. Enquanto uma das disciplinas das Ciências do Esporte, surgiu a partir do crescente interesse da sociedade pelas práticas esportivas corporais, fazendo do esporte um dos fenômenos mais importantes. Por muitos anos a educação física focou seu ensino na reprodução de gestos técnicos, por meio de tarefas analíticas, desconsiderando o contexto do jogo, gerando, no futuro, jogadores habilidosos, entretanto pouco inteligentes. Devido às muitas críticas da comunidade científica ao modelo de ensino analítico, um número crescente de publicações se dedica a apresentar modelos de ensino que rompem com esse paradima e alocam o aluno, como sujeito principal do processo de ensino-aprendizagemtreinamento dos esportes. Nesse âmbito, o modelo de ensino dos jogos para a compreensão (Teaching Games for Understanding – TGFU), proposto por Bunker e Thorpe tem entrado em evidencia para ensino dos esportes. A respeito do TGFU assinale a alternativa correta:

No handebol O ato de defender envolve alguns princípios fundamentais, como primeiro marcar antecipando-se aos gestos técnicos dos adversários, cumprir com sua missão específica na marcação, ajudar na marcação de outros jogadores e deslocar-se em função da movimentação dos adversários e da bola. Verificamos que a defesa inicia-se tão logo a equipe ofensora perder a posse de bola, o que resulta na transição defensiva, através da retomada da quadra defensiva, logo após o final de um ataque. Nesse sentido verificamos existir dois tipos básicos de defesa. Um que se baseia na marcação por zona, onde o jogador responsabiliza-se por uma determinada área (zona) da quadra, sendo a mais usual no Handebol, e acontece no entorno das áreas dos seis e/ou dos nove metros; e outro que se fundamenta na marcação - específica - de um determinado jogador. Assim, assinale a alternativa que aponta corretamente sistemas de marcação utilizados no handebol:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis