Questões de Educação Física da Banca não informada

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Educação Física da Banca não informada

As autoras Soares, Taffarel e Escobar (in Moreira, 1992) defi nem que a Educação Física escolar necessita de um profundo debate a fi m de alcançar um projeto de educação escolarizado que deve possuir características políticas de interpretação crítica e complexa da sociedade. Tal refl exão pedagógica, imprescindível na busca de superação das condições atuais, apresenta-se numa tríplice dimensão como:

A saúde é um tema recorrente no interior da escola e perpassa por diversas disciplinas curriculares, sendo a Educação Física uma das responsáveis pela conscientização dos jovens na busca por uma vida saudável. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN, do Ensino Médio, a Educação Física precisa fomentar conhecimentos que subsidiem o estudante a autogerenciar a sua atividade corporal e se espera que, ao fi nal do Ensino Médio, o estudante tenha, dentre outras, a seguinte competência:

De acordo com Darido (2003), na abordagem crítico-emancipatória, a linguagem tem papel importante no agir comunicativo e funciona como uma forma de expressão no mundo. Do ponto de vista das orientações didáticas, a forma de ensinar nessa abordagem pressupõe três fases. A sequência didática orientada pelo autor para esta abordagem consiste em:

Quando os conteúdos e defi nições de uma aula de Educação Física partem de forma unilateral do professor, sem que haja interação e possibilidade de criação por parte do aluno, segundo Hildebrandt- Stramann (2003), tem-se a concepção de aula chamada de:

Historicamente, as ciências biológicas predominaram nos cursos de formação em Educação Física e, em alguns casos, ainda dominam. Para Daólio (2004), tal predomínio passou a ser questionado a partir da década de 1980 com o incremento do debate acadêmico, realçando a questão sociocultural. Pode-se caracterizar a visão biológica que predominou na Educação Física nesse período com o seguinte conceito:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis