Questões de Educação Física da Banca não informada

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Educação Física da Banca não informada

O estudo elaborado por Assis de Oliveira (2001) propõe-se a refl etir sobre a possibilidade da reinvenção do esporte da escola a partir de uma visão crítica em relação aos códigos, valores e sentidos do esporte moderno, próprios da sociedade capitalista. Segundo o autor, para que seja possível esta mudança é necessário:

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN, do Ensino Médio (2000), “a infl uência do esporte no sistema escolar é de tal magnitude que temos não o esporte da escola, mas sim o esporte na escola. Isso indica uma subordinação da Educação Física aos códigos/sentidos da instituição esportiva: esporte olímpico, sistema desportivo nacional e internacional.” Ao analisar a presença do esporte nas aulas de Educação Física, o documento critica as relações estabelecidas entre professor e aluno que passam a ser de:

Para Castellani Filho (1998), a Educação Física esteve contemplada nos currículos da educação básica desde a primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1961, até a atual LDB nº 9394 de 1996. Contudo, durante todo esse tempo, a Educação Física brasileira vê-se hegemonicamente vinculada ao eixo paradigmático da Aptidão Física. De acordo com o autor, este paradigma tem como características:

O início da década de 1990 foi marcado pela publicação de algumas obras importantes na área da Educação Física escolar. Kunz (2001) ao discorrer sobre o livro Metodologia do Ensino da Educação Física, organizado por um coletivo de autores, analisa que estes se preocuparam com questões epistemológicas e metodológicas, propondo que o seu conteúdo seja o conhecimento de uma área denominada “Cultura Corporal”. A crítica de Kunz ao conceito de Cultura Corporal está representada na seguinte afi rmativa:

Conforme abordado por Darido (2003), o esporte de alto rendimento faz-se presente na sociedade brasileira desde os anos 1920/30. Entretanto, em um determinado período da história brasileira seu investimento deu-se de forma mais contundente na tentativa de fazer da Educação Física um sustentáculo ideológico, no qual era fundamental eliminar as críticas internas e deixar transparecer um clima de prosperidade e desenvolvimento. Tal período histórico brasileiro e a concepção de Educação Física vigente estão representados em:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis