Questões sobre Modalidades Esportivas

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Listagem de Questões sobre Modalidades Esportivas

DANÇA


A dança, presente no processo de escolarização brasileira, esteve associada à inserção dos exercícios físicos, da ginástica, com a implementação da tríade educação moral, intelectual e física; e nesse caminho, a dança entra no conjunto de conhecimentos necessários à educação das crianças e jovens brasileiros.

A dança na escola busca a percepção do próprio corpo presente na corporeidade de professores e alunos. É ao redor do corpo e em função dele que o espaço se estrutura, os objetos se dimensionam e as sequências temporais se estabelecem.

No entanto, a tradição educativa positivista, hegemônica ainda hoje em nossas escolas, advoga uma educação racional, abstrata, individualizante, em que os educandos evoluem por suas próprias potencialidades. Entenda-se ainda potencialidade como a capacidade de memorização dos conteúdos já ministrados e definidos, numa ênfase à ideia, ao privilégio cognitivo, em detrimento do corpo como um todo.

A escola deve, então, ser um espaço não apenas de escuta, mas de permanentes representações, construções e criações, tratando de interagir a prática pedagógica da Educação Física, através da linguagem corporal com os diversos conhecimentos que trazem a dança.

A dança merece destaque junto à Educação Física complementando as atividades de ginástica, lúdicas, esportivas e recreativas. A dança e a Educação Física se completam, situação na qual esta última necessita de estratégias de conhecimento do corpo e a dança das bases teóricas da Educação Física.

Para que esses objetivos sejam alcançados em aulas de dança na escola, o conteúdo desenvolvido deve caracterizarse por uma lógica didática com relação a seus objetivos, à organização dos conteúdos, à escolha metodológica, aos procedimentos a serem tomados. Nesse contexto, a Educação Física escolar deve considerar tanto os limites e possibilidades de aprendizado por parte das crianças como as relações entre os conhecimentos da cultura corporal.

O Brasil é caracterizado por uma diversidade cultural e tem na dança uma de suas expressões mais significativas, constituindo um amplo leque de possibilidades para ensino na Educação Física escolar, por exemplo: danças folclóricas, danças brasileiras, danças de salão, danças atuais, danças contemporâneas, dança criativa, mímicas e brinquedos cantados.

Algumas atividades são importantes e podem ser realizadas nas aulas de dança na Educação Física, segundo as experiências já vivenciadas pelos pesquisadores, pois são de extrema importância para todas as séries do Ensino Fundamental, podendo ser utilizadas com músicas e ritmos e direcionadas para cada série.

A atividade da dança na escola engloba a sensibilização e conscientização dos alunos tanto para suas posturas, atitudes, gestos e ações cotidianas como para as necessidades de expressar, comunicar, criar, compartilhar e interatuar na sociedade.


Adaptado. Disponível em: https://bit.ly/3gn8Cfk.
Leia o texto 'DANÇA' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:

I. O texto afirma que o Brasil é caracterizado por uma diversidade cultural e tem na dança uma de suas expressões mais significativas, constituindo um amplo leque de possibilidades para ensino na Educação Física escolar.

II. Segundo o texto, no ambiente escolar, é possível perceber que a dança e a Educação Física se completam, pois enquanto a dança necessita de estratégias de conhecimento do corpo (naturalmente presentes na Educação Física), a Educação Física carece de bases teóricas e científicas (que são parte natural da dança e das demais artes).

III. Segundo o texto, a escola deve ser um espaço não apenas de escuta, mas de permanentes representações, construções e criações, tratando de interagir com a prática pedagógica da Educação Física, através da linguagem corporal com os diversos conhecimentos que trazem a dança, de acordo com o texto.

Marque a alternativa CORRETA:

DANÇA


A dança, presente no processo de escolarização brasileira, esteve associada à inserção dos exercícios físicos, da ginástica, com a implementação da tríade educação moral, intelectual e física; e nesse caminho, a dança entra no conjunto de conhecimentos necessários à educação das crianças e jovens brasileiros.

A dança na escola busca a percepção do próprio corpo presente na corporeidade de professores e alunos. É ao redor do corpo e em função dele que o espaço se estrutura, os objetos se dimensionam e as sequências temporais se estabelecem.

No entanto, a tradição educativa positivista, hegemônica ainda hoje em nossas escolas, advoga uma educação racional, abstrata, individualizante, em que os educandos evoluem por suas próprias potencialidades. Entenda-se ainda potencialidade como a capacidade de memorização dos conteúdos já ministrados e definidos, numa ênfase à ideia, ao privilégio cognitivo, em detrimento do corpo como um todo.

A escola deve, então, ser um espaço não apenas de escuta, mas de permanentes representações, construções e criações, tratando de interagir a prática pedagógica da Educação Física, através da linguagem corporal com os diversos conhecimentos que trazem a dança.

A dança merece destaque junto à Educação Física complementando as atividades de ginástica, lúdicas, esportivas e recreativas. A dança e a Educação Física se completam, situação na qual esta última necessita de estratégias de conhecimento do corpo e a dança das bases teóricas da Educação Física.

Para que esses objetivos sejam alcançados em aulas de dança na escola, o conteúdo desenvolvido deve caracterizarse por uma lógica didática com relação a seus objetivos, à organização dos conteúdos, à escolha metodológica, aos procedimentos a serem tomados. Nesse contexto, a Educação Física escolar deve considerar tanto os limites e possibilidades de aprendizado por parte das crianças como as relações entre os conhecimentos da cultura corporal.

O Brasil é caracterizado por uma diversidade cultural e tem na dança uma de suas expressões mais significativas, constituindo um amplo leque de possibilidades para ensino na Educação Física escolar, por exemplo: danças folclóricas, danças brasileiras, danças de salão, danças atuais, danças contemporâneas, dança criativa, mímicas e brinquedos cantados.

Algumas atividades são importantes e podem ser realizadas nas aulas de dança na Educação Física, segundo as experiências já vivenciadas pelos pesquisadores, pois são de extrema importância para todas as séries do Ensino Fundamental, podendo ser utilizadas com músicas e ritmos e direcionadas para cada série.

A atividade da dança na escola engloba a sensibilização e conscientização dos alunos tanto para suas posturas, atitudes, gestos e ações cotidianas como para as necessidades de expressar, comunicar, criar, compartilhar e interatuar na sociedade.


Adaptado. Disponível em: https://bit.ly/3gn8Cfk.
Leia o texto 'DANÇA' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:

I. Segundo o texto, a potencialidade é a capacidade de memorização dos conteúdos já ministrados e definidos pelo aluno em sala de aula ou através de atividades individuais de estudo e pesquisa, as quais ocorrem em favor da simples repetição de ideias e em detrimento do privilégio cognitivo.

II. A Educação Física escolar deve desenvolver suas atividades de forma a considerar os limites e possibilidades de aprendizado por parte das crianças, as potencialidades do ambiente educacional e os objetivos do sistema de ensino, em detrimento das relações entre os conhecimentos e a cultura corporal, de acordo com o texto.

III. A dança no ambiente escolar busca contribuir com a formação e a percepção do próprio corpo por parte do estudante, pois ela desestimula a corporeidade de professores e alunos e reduz o interesse por conhecer novas possibilidades de movimentos, de acordo com o texto.

Marque a alternativa CORRETA:

Analise as afirmativas a seguir:


I. O atletismo é um esporte muito simples e barato, uma vez que não demanda de materiais caros para exercer sua prática, sendo, portanto, fácil de ser praticado pelos alunos em forma de oficinas. Seu desenvolvimento proporciona infinitos benefícios às pessoas, entre eles a aquisição e manutenção de uma boa saúde, o desenvolvimento motor e afetivo, independência e a autonomia.

II. O atletismo, enquanto modalidade desportiva e escolar, estabelece uma relação muito estreita entre a disciplina e o comportamento do aluno. O esporte em si combate a indisciplina escolar, visto que a maioria dos alunos veem nessa atividade uma forma de descontração e entretenimento. O gosto pela prática é incorporado nesses adolescentes e eles as realizam de forma natural e prazerosa.

III. A iniciação do atletismo deve contemplar inúmeras atividades, sendo elas específicas e variadas, de forma que os alunos iniciantes possam vivenciar as habilidades motoras básicas, sendo-lhes negado o acesso a quaisquer conhecimentos técnicos, despertando o gosto e introduzindoos ao universo do atletismo. Dessa forma, aumentam-se as chances de despertar, nos educandos, o interesse por outros esportes e pela busca de uma vida mais saudável.


Marque a alternativa CORRETA:

Analise as afirmativas a seguir:


I. O voleibol é um esporte que exige um elevado gasto energético por parte dos seus praticantes. Os movimentos de quicar a bola no chão da quadra, arremessar a bola e pular em direção à cesta para marcar um ponto costumam representar um exercício físico completo, que movimenta todos os principais grupos musculares.

II. O objetivo do futsal é fazer a bola passar sobre a rede de modo que a bola toque no chão dentro da quadra adversária. O futsal é um desporto olímpico que deve ser praticado nas modalidades individual ou em duplas e, em competições oficiais, é praticado em três tempos de sete minutos, cada.

III. Ainda que a competição pareça ser algo inerente ao trabalho com o atletismo, o professor deverá ter o cuidado de tratá-la como um fator que favoreça a motivação de todas as crianças, pensando em estratégias para não gerar a exclusão de alguns alunos do processo educativo.


Marque a alternativa CORRETA:

Analise as afirmativas a seguir:


I. O futsal é um esporte que pode ser amplamente explorado pelo educador na Educação Física escolar. Nesse contexto, o futsal possibilita à criança desenvolver-se emocionalmente, aprendendo o respeito às regras desse esporte, às normas de convivência interpessoal, de respeito ao próximo e às situações de perda e ganho do jogo.

II. No ambiente escolar, o atletismo compreende atividades bastante diversificadas, como as corridas de velocidade, de resistência, com obstáculos e de revezamento, o nado sincronizado e os jogos em equipe. O atletismo, nesse contexto, é visto como um conjunto de habilidades específicas que contribuem para o desenvolvimento de um correto caminhar, correr, saltar, lançar e arremessar.

III. Estimular e encorajar os educandos a descobrir novos espaços e formas, a superar as suas limitações e condições e a enfrentar novos desafios em relação aos aspectos afetivos, motores, sociais e cognitivos, são algumas das possibilidades que podem ser desenvolvidas através da dança na Educação Física escolar.


Marque a alternativa CORRETA:

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