Questões sobre Modalidades Esportivas

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Modalidades Esportivas

Os elementos corporais ginásticos são criados a partir das habilidades naturais do ser humano. Eles são caracterizados pela existência de técnicas que na ginástica possuem um significado estético próprio, embora possam estar presentes em outras formas de expressão corporal. Além dos movimentos de flexão, extensão, rotação, adução e abdução, que são comuns nos exercícios analíticos (localizados), existem outros que são básicos na ginástica. Nesse sentido, analise o trecho a seguir. 

Tais elementos envolvem o ato de desprender- se da ação da gravidade a partir de um impulso ao perder o contato com a superfície e voltar a ter contato, amortecendo a queda. Eles também podem ser feitos sobre obstáculos ou a partir do apoio em aparelhos.

O trecho diz respeito a:

Leia o trecho a seguir.

Os movimentos utilizados para compor as danças variam de gestos a elaborações complexas de coordenação, flexibilidades e desafios às leis da física através de elementos acrobáticos. Quando assistimos a apresentações de dança em nível profissional, de qualquer estilo, vemos habilidades desenvolvidas e exploradas coreograficamente. Essas performances exigem uma preparação corporal específica, que passa pela aprendizagem de técnicas, condicionamento físico, aperfeiçoamento artístico. Para nós na Educação Física, é interessante notar a eficiência do aparato corporal se expressando na dança. Mas nossas possibilidades de exercício profissional na dança se limitam à preparação física de dançarinos ou à apropriação das potencialidades educacionais desse conteúdo na escola.
Fonte: CHAVES, E.; CARDOSO, F. de S. Dança em Educação Física. Editora UNIMONTES

No caso da dança desenvolvida nas aulas de Educação Física, ela deve ser pensada e trabalhada através de uma abordagem muito distante de uma dança performática e aprimorada tecnicamente. A dança na ambiência escolar busca atender e atingir a todos, sem distinções e classificações de habilidades, estética corporal, gênero, idade ou crenças. Assim pensamos os movimentos em grandes agrupamentos que podem ser explorados de forma livre ou direcionada, de acordo com a proposta do professor. Nesse sentido, são elementos básicos, passíveis de serem encaixados nas variações do movimento dançado, EXCETO:

#Questão 1004138 - Educação Física, Modalidades Esportivas, Prefeitura de Fortaleza - CE, 2022, Prefeitura de Fortaleza - CE, 2022 - Prefeitura de Fortaleza - CE - Professor - Educação Física

A notícia divulgada no portal do G1/Ceará, no dia 21/06/2022, apresenta a seguinte chamada: “Quadrilha junina é interrompida durante apresentação por ter inspiração no candomblé, no Ceará”. A notícia referia-se a uma situação ocorrida no dia 19/06/2022, quando houve a apresentação de uma quadrilha junina no município de Uruburetama. Os participantes da quadrilha junina, segundo a nota, foram interrompidos, no momento em que se apresentavam de branco em homenagem à irmã Dulce, freira brasileira que desenvolveu um trabalho de ajuda aos pobres na Bahia. A quadrilha junina é uma manifestação folclórica coletiva muito popular no Brasil e uma manifestação artística e cultural que utiliza a dança como elemento de expressão corporal. A dança é um dos objetos de conhecimento a ser tematizado nas aulas de Educação Física escolar. Os professores podem utilizar-se de notícias como essa, veiculadas na mídia, para o trato pedagógico dessa temática em suas aulas. Sobre a temática em questão, analise os itens que seguem abaixo e assinale a alternativa CORRETA.

Link da notícia: https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2022/06/21/quadrilha-junina-e- interrompida-durante-apresentacao-por-ter- inspiracao-no-candomble-no-ceara.ghtml.


I. A tematização, nas aulas de Educação Física, do objeto de conhecimento Dança, não deve abordar temas polêmicos que envolvam as questões religiosas sob pena de promover um processo de catequização dos alunos.

II. O professor pode utilizar a notícia, para tratar pedagogicamente o tema no combate à intolerância religiosa, promovendo a problematização com os alunos, e para experimentar corporalmente atividades de matriz afro-brasileira como a apresentada na quadrilha.

III. Utilizando-se da mídia como fator de promoção da apreciação e da crítica, o professor pode propor uma pesquisa para que os alunos investiguem diferentes tipos de quadrilha ou as novas versões de quadrilha que estão renovando o sentido atribuído a essa prática corporal e desenvolver nos alunos a capacidade de associar informações, analisá-las criticá-las e aprofundá-las.

IV. Não é papel do professor estabelecer relações entre temas descontextualizados das aulas de Educação Física, uma vez que a quadrilha, mesmo como manifestação corporal, não é conteúdo das aulas. 

Para Gallahue e Ozmun (2013), os movimentos observáveis do indivíduo podem ser compreendidos em três categorias: movimentos de manipulação, de estabilização e de locomoção. É exemplo de modalidade esportiva que envolve, predominantemente, habilidades de manipulação:  

Em relação aos estilos de nado e à movimentação das pernas, associe as duas colunas: 
1 – Nado Crawl 2 – Nado Costas 3 – Nado Peito 4 – Nado Borboleta 

(  ) O trabalho de pernas deve ser realizado de forma alternada e consecutiva, para cima e para baixo. As pernas devem estar estendidas e descontraídas; os pés, voltados ligeiramente para dentro. Executa-se uma leve flexão da perna sobre as coxas antes de cada fase descendente, estendendo-se a perna completamente ao final da fase.
(  ) O movimento de batida de pernas começa pelo quadril. O joelho pode flexionar levemente abaixo da superfície da água e ser mantido flexionado durante a batida da perna. O quadril deve empurrar a perna em sua extensão. O pé, quando submerso, empurrar a água para cima, com o peito do pé, até próximo da superfície. Em seguida, o joelho deve ser estendido, de forma que o pé jogue a água para cima, criando um turbilhão, fazendo a propulsão de perna.
(  ) A pernada é realizada com os pés posicionados como pás de hélices. É necessário executar a dorsiflexão dos tornozelos, que é o movimento para trás. A inversão dos pés está relacionada diretamente à força propulsora gerada no momento do afastamento das pernas.
(  ) No trabalho de pernas, a ondulação é fundamental, pois pouca ondulação reduz a propulsão e leva o aluno a puxar as mãos para baixo imediatamente após a entrada, deixando ainda de mergulhar a cabeça quando os braços entram na água. 

A sequência CORRETA dessa associação é

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis