Listagem de Questões sobre Geral
A Educação Física nas escolas é desenvolvida a partir das infl uências de algumas tendências pedagógicas que o professor utiliza, conscientemente ou não, em suas aulas. Segundo Souza (in Pereira e Souza, 2011), no processo de avaliação também ocorrem tais infl uências, determinando a forma de como este é realizado. Nesse sentido, a autora classifi ca as funções da avaliação, de acordo com a tendência crítico-social, com ênfase na avaliação:
A inclusão de estudantes é um tema recorrente nas pesquisas sobre educação escolar. Diante da diversidade dos sujeitos que compõem uma turma, é necessário pensar as aulas de Educação Física sob o ponto de vista metodológico, para que todos possam usufruir da cultura corporal. De acordo com as orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN+ Ensino Médio, um professor desenvolve uma efetiva inclusão quando:
Quando os conteúdos e defi nições de uma aula de Educação Física partem de forma unilateral do professor, sem que haja interação e possibilidade de criação por parte do aluno, segundo Hildebrandt- Stramann (2003), tem-se a concepção de aula chamada de:
A partir d o fi nal da década de 1970, inspirados no momento histórico-social pelo qual passava o Brasil, surgiram novos movimentos na Educação Física escolar em oposição às vertentes mais tecnicistas, esportivistas e biologicistas. As análises feitas por Darido (2003) apresentam que todos buscavam uma tentativa de romper com o modelo mecanicista. Nesse sentido, dentre as análises feitas pela autora e suas abordagens, é correto afi rmar:
Na prática docente, não há como dividir os conteúdos nas dimensões conceitual, atitudinal e procedimental, embora possa haver ênfases de acordo com o planejamento do professor (Darido e Souza Jr., 2007). Contudo, ao longo de sua história, a Educação Física priorizou os conteúdos numa dimensão quase que exclusivamente procedimental. Esta dimensão relaciona-se ao:
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