Listagem de Questões sobre Geral
Durante a evolução histórica da Educação Física escolar brasileira (Mauro Betti, 1991) percebem-se mudanças no seu ideário pedagógico. Entre os períodos do discurso da esportivização e o discurso pedagógico basicamente anatomo-fisiológico, registra-se um período em que surgem, nas manifestações dos educadores e legisladores da área, preocupações de natureza:
biométrica
político-partidária.
psicossocial
religiosa
étnica
O primeiro período de vida da criança que vai do nascimento até o surgimento da linguagem, é chamado por Jean Piaget, do ponto de vista de inteligência de:
sensório-motor.
representação mental.
intuitivo ou simbólico.
interiorização.
hipotético-dedutivo.
Lino Castellani Filho (1991) disserta sobre a caracterização da Educação Física em determinados períodos de sua história. No período pós 64, a Reforma Universitária é consolidada na lei 5540/68, e versa sobre:
ver a Educação Física corroborar, através do caráter lúdico-desportivo, o esvaziamento de qualquer tentativa de rearticulação do movimento estudantil.
através da Educação Física, a concretização de uma identidade moral e cívica brasileira, analisado seu movimento com os princípios de segurança nacional.
assegurar mão-de-obra fisicamente adestrada e capacitada, cuidando da manutenção da força de trabalho do homem brasileiro; visando ao processo de industrialização implantado no país.
a influência por ela sofrida das instituições militares quanto à estereotipação do comportamento masculino e feminino em nossa sociedade.
o envolvimento com os princípios de segurança nacional, alusivo a temática da eugenia da raça, e referente às necessidades do adestramento físico, se necessário a defesa da pátria no sentido de desestruturação da ordem político-econômica.
Os jogos e brinquedos simbólicos são partes fundamentais na aula de Educação Física, principalmente, na primeira infância. Segundo João Batista Freire, podemos afirmar que:
auxilia a criança a construir um raciocínio lógico, coerente, diante de problemas.
a criança rompe as barreiras da realidade concreta, da prática atual, interessando-se por problemas hipotéticos.
ajudam a desenvolver o pensamento lógico-matemático cognitivo.
desenvolvem outros componentes humanos, como afetividade e a motricidade.
são tão ricos para o desenvolvimento, que a ação vai e vem, fazendo com que a criança possa se expressar de forma mais compreensível no universo social.
A partir das atividades lúdicas na primeira infância, a criança desenvolve habilidades motoras. Os professores devem centrar sua atenção para esse fim:
desenvolvendo trabalhos de competição em equipes
trabalhando com materiais diversificados (pneus, caixas de papelão, latas, copos etc.) visando desenvolver a capacidade de raciocínio das crianças.
não interferindo se a criança estiver exercendo bem uma atividade, por horas a fio.
comandando as atividades com filas e ordem, para que as crianças acostumem-se a conviver num ambiente organizado.
posicionando-se contra o de jogo de bola na sua aula, uma vez que o futebol tenha preferência entre as crianças.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}