Listagem de Questões sobre Geral
Uma das características da concepção aberta de ensino em Educação Física é:
planejamento do ensino centrado na figura do professor
definição prévia dos objetivos na forma de comportamentos testáveis
definição de objetivos e conteúdos em conjunto por professores e alunos
uso de métodos diversos para alcançar os objetivos com a máxima efetividade
Como parte do processo de avaliação da aptidão física de uma turma de Educação Física, o(a) professor(a) aplica um teste de Cooper e compara a distância percorrida por cada aluno(a) com a distância média percorrida pela turma. Nesse caso, o(a) professor(a) orienta a avaliação segundo:
um critério
uma norma
uma tendência iluminativa
uma tendência responsável
Um exemplo de manifestação de sexismo nas aulas de Educação Física está em:
discutir temas relacionados à sexualidade dos(as) alunos(as)
ensinar a ginástica rítmica desportiva para ambos os sexos
separar meninos e meninas em turmas diferentes
ensinar o futebol para ambos os sexos
Apoiando-se na tendência crítico-emancipatória, o(a) professor(a) de Educação Física, ao iniciar o ano letivo, deve apresentar aos(às) alunos(as):
o programa do curso com as atividades programadas
um questionário fechado para investigar suas preferências
a lista de desportos olímpicos a serem escolhidos pelos(as) alunos(as)
diversas possibilidades de atividades físicas para investigar suas preferências
A atividade em que as habilidades de um(a) aluno(a) são comparadas com as de outros (as); a iniciativa individual é reduzida; as táticas e as estratégias não têm lugar; e a ação direta entre os opositores (as) é inexistente, é do tipo:
jogo
conteste
desporto
brincadeira
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}