Listagem de Questões sobre Geral
Quando se afirma que as intenções avaliativas devem ocorrer dentro de uma perspectiva processual, a avaliação do processo ensino-aprendizagem configura-se como avaliação
por testagem.
somativa.
continuada.
diagnóstica.
final.
O relatório final da VIII Conferência Nacional de Saúde destaca que saúde é "o resultante das condições de alimentação, habitação, renda, meio ambiente, trabalho, transporte, emprego, lazer, liberdade, acesso e posse de terra e acesso aos serviços de saúde". Assim, a saúde, bem como os comportamentos a ela associados, devem ser entendidos em concordância com as contradições da sociedade. Neste sentido, a ocorrência de sedentarismo entre os brasileiros pode ser explicada
pela falta de interesse em praticar exercícios físicos do povo brasileiro e pelas desigualdades de acesso a bens essenciais, como educação e renda.
pela falta de interesse em praticar exercícios físicos do povo brasileiro e pelo uso freqüente de recursos tecnológicos que facilitam o sedentarismo.
pela precariedade de políticas públicas que atendam à população e pelo desconhecimento dos benefícios dos exercícios físicos.
pelas desigualdades de acesso a bens essenciais, como educação e renda, e pela precariedade de políticas públicas que atendam à população.
pelo uso freqüente de recursos tecnológicos que facilitam o sedentarismo e pelo desconhecimento dos benefícios dos exercícios físicos.
A Educação Física, quando desenvolve sua prática tendo como referência a abordagem cultural, caracteriza-se pelo desenvolvimento de atitudes que
naturalizam e universalizam o corpo humano.
padronizam comportamentos para poder ensiná-los.
privilegiam o trabalho de habilidades eminentemente cognitivas.
procuram compreender o homem a partir de suas diferenças.
valorizam o modelo do esporte de rendimento.
Pensar o corpo como puramente biológico significa desprezá-lo como patrimônio universal sobre o qual a cultura escreve histórias diferentes. Desta forma, cada sociedade inscreve um conjunto de significados nos corpos de seus membros, ao longo do tempo. Considerando esta reflexão a partir da referência de Daolio (1995), observa-se que
as regras, as normas e os valores de uma sociedade específica estão inscritos no corpo por ser ele o meio de contato primário do indivíduo com o ambiente.
a cultura influencia a experiência motora de crianças e jovens e é responsável por todo e qualquer gesto que eles realizam.
o conjunto de movimentos corporais e posturas das crianças e dos jovens independem dos princípios culturais de uma sociedade.
os corpos em movimento de crianças e jovens se expressam da mesma forma, independente da história de cada povo.
embora a criança expresse no seu corpo alguns comportamentos sociais, a sua construção não varia entre as sociedades.
A professora Marcela irá dar uma aula de Educação Física para uma turma de crianças com idades de 10 a 12 anos, de ambos os sexos. A unidade em que a aula está inserida é basquetebol; as crianças já são iniciadas na prática deste esporte; que há duas quadras e 15 bolas; e o número de alunos está em torno de 20. Assim, para que todos os alunos participem ao mesmo tempo e sem discriminação, a professora deve
separar as crianças por sexo, colocando cada grupo em uma quadra.
separar as crianças pela estatura, colocando os mais baixos em uma quadra e os mais altos, em outra.
estimular a discussão para que as crianças possam tomar a decisão sobre como vão se distribuir da forma que mais agradar ao grupo, sem, contudo, favorecer o preconceito
apresentar as regras do desporto para que as crianças as memorizem e sigam durante o jogo, seja qual for a forma como se organizem.
dividir a aula em dois tempos, sendo que o primeiro seria reservado às meninas e o segundo, aos meninos.
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