Listagem de Questões sobre Geral
51 Marque V (verdadeiro) ou F (falso), conforme os itens a seguir sejam ou não critérios de avaliação da Educação Física no 1o ciclo do Ensino Fundamental, segundo os PCN.
51
Marque V (verdadeiro) ou F (falso), conforme os itens a
seguir sejam ou não critérios de avaliação da Educação
Física no 1
( ) Enfrentamento de desafios corporais em diferentes
contextos.
( ) Respeito às regras.
( ) Interação social observando nível de tolerância individual
perante o grupo.
( ) Performance da conduta motora de acordo com padrões
preestabelecidos.
( ) Estabelecimento de relações entre prática de atividades
física e saúde.
A seqüência correta é:
V – V – V – F – F
V – V – F – F – F
V – F – F – V – F
V – F – V – F – V
F – F – V – V – F
Sobre a organização curricular proposta pela abordagem crítico-superadora são feitas as afirmativas a seguir. Marque V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas. ( ) A seleção dos conteúdos depende da análise de sua relevância social. ( ) A avaliação priorizará a condição meritocrática. ( ) A seleção dos conteúdos depende de sua relação com características sociocognitivas dos alunos. ( ) A metodologia deve basear-se no estímulo à confrontação da cultura popular com a cultura acadêmica. ( ) A metodologia tem como eixo o tratamento pedagógico das atividades, adotando-se a divisão do todo em partes. A seqüência correta é:
Sobre a organização curricular proposta pela abordagem
crítico-superadora são feitas as afirmativas a seguir. Marque
V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas.
( ) A seleção dos conteúdos depende da análise de sua
relevância social.
( ) A avaliação priorizará a condição meritocrática.
( ) A seleção dos conteúdos depende de sua relação com
características sociocognitivas dos alunos.
( ) A metodologia deve basear-se no estímulo à confrontação
da cultura popular com a cultura acadêmica.
( ) A metodologia tem como eixo o tratamento pedagógico
das atividades, adotando-se a divisão do todo em partes.
V – V – V – V – F
V – F – V – V – F
F – V – V – V – V
F – F – F – V – V
Na abordagem crítico-superadora, o conhecimento é tratado como objeto a ser
construído sob a perspectiva da Psicologia comportamental.
contemplado sob a perspectiva da cultura propedêutica.
ensinado sob a perspectiva histórica da aprendizagem motora.
questionado quanto a sua eficácia para o movimento humano.
questionado em relação a seu contexto histórico.
Considerando a Educação Física no 3º e 4º ciclos do Ensino Fundamental, os PCN caracterizam o esporte como
um bloco de conteúdos de regras, de caráter lúdico e envolvimento coletivo.
um dos eixos fundamentais de ensino do modelo piramidal, criado a partir da crise dos anos 1980.
revelador de talentos e orientador de programas sociais a partir da LDBEN de 1996.
ponto de partida para o desenvolvimento de atletas e futuros campeões.
forma útil e criativa de ocupação do tempo livre dos alunos.
No processo ensino-aprendizagem de habilidades motoras, de acordo com a abordagem desenvolvimentista, a grande importância da participação do professor está no fato de que ele deve
mudar a atividade quando o aluno não consegue evitar os erros.
oferecer feedback com relação aos erros de performance dos alunos.
mostrar ao aluno a forma correta de realizar as tarefas.
considerar a natureza socioeconômicado aluno ao avaliar seus erros.
evitar o feedback para não desestimular o aluno frente à turma.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}