Listagem de Questões sobre Geral
De acordo com a abordagem desenvolvimentista, o desenvolvimento motor ocorre a partir de fases que envolvem, seqüencialmente, os movimentos
rudimentares, de ação e reação, reflexivos e naturais.
axiais, reflexivos, rudimentares e fundamentais.
reflexivos, rudimentares, fundamentais e a combinação de movimentos fundamentais e movimentos determinados culturalmente.
reflexivos, automáticos, pedagogizados e a combinação de movimentos pedagogizados e movimentos determinados socialmente.
perceptivos, específicos, analíticos e axiais e a combinação destes com movimentos determinados experiencialmente.
Na proposta construtivista de Educação Física, o jogo NÃO é considerado um
instrumento pedagógico de resgate da cultura popular do aluno.
conteúdo estratégico para a aprendizagem.
conteúdo facilitador da mensuração das fases de desenvolvimento motor.
meio de ensino em busca do desenvolvimento cognitivo.
modo de ensinar que exige ambiente lúdico e prazeiroso para a criança.
A crítica feita por Darido (2003) em relação aos pontos fracos da proposta crítico-superadora revela que essa abordagem
ainda não conseguiu implementar uma proposta didático- pedagógica.
ainda não conseguiu desenvolver experiências práticas efetivas.
não se baseia numa referência teórica significativa.
dá importância demasiada à relevância social dos conteúdos.
Segundo Freire (2003), as aulas de Educação Física devem ser organizadas em
duas partes: a primeira, uma explicação dos conteúdos que serão desenvolvidos; a segunda, a vivência destes.
três partes: a primeira, uma conversa sobre o tema da aula; a segunda, um aquecimento; a terceira, o desenvolvimento da aula.
três partes: a primeira, a organização de uma conversa sobre o tema da aula; a segunda, o desenvolvimento das práticas; a terceira, uma conversa sobre o que foi feito durante a aula.
quatro partes: a primeira, uma explicação dos conteúdos que serão desenvolvidos; a segunda, o aquecimento; a terceira, a vivência dos conteúdos; a quarta, uma avaliação da aula.
cinco partes: a primeira, uma avaliação da aula anterior; a segunda, uma explicação sobre o tema da aula; a terceira, o desenvolvimento da aula; a quarta, a volta à calma; a quinta, uma conversa sobre o que foi feito na aula.
Para Daolio (1995), a "Educação Física Plural" é uma proposta
pedagógica para a Educação Física escolar, envolvendo conteúdos específicos para a área, metodologia de ensino e avaliação, no contexto de uma prática transformadora e emancipatória, considerando a cultura como eixo central.
de um projeto pedagógico geral para a Educação Física escolar, considerando os aspectos biológicos e psicomotores do educando como ponto de partida para a discussão da diversidade.
que tem por objetivo a integração da disciplina Educação Física no contexto do projeto pedagógico escolar, por meio da utilização de seus conteúdos como ferramenta auxiliar na aprendizagem dos educandos, utilizando o conceito de cultura.
que considera o princípio da alteridade e reconhece o direito às diferenças expressas pelos alunos, assim como o direito de todos à prática da Educação Física.
que apresenta variedade de práticas e atividades a serem realizadas em espaços específicos para cada grupo de acordo com sexo, idade e desenvolvimento motor.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}