Listagem de Questões sobre Geral
O que legitima a ginástica nos programas de educação física, segundo a abordagem crítico superadora?
A necessidade de uma aptidão física necessária a uma formação atlética, para obtenção de uma vida saudável e ativa.
As exercitações tradicionalmente desenvolvidas por atletas em diversos níveis, observando os aspectos sócio-culturais.
As exercitações vindas do saltar, rolar, girar, correr, andar, balançar, embalar, trepar e os movimentos esportivos
A tradição histórica, seus significados culturais e a confrontação com as práticas contemporâneas.
As exercitações realizadas hoje, nas várias intervenções da ginástica e pela estruturação advinda do método calistênico.
Formas de ginástica que impliquem as próprias possibilidades de saltar, equilibrar, balançar e girar em situações de desafio no ambiente natural, na escola, em praças e outros ambientes e com utilização de materiais formais e alternativos. Estas formas se encontram como característica de qual ciclo de escolarização segundo o Coletivo de Autores?
Primeiro Ciclo.
Segundo Ciclo
Terceiro Ciclo.
Quarto Ciclo.
Não se refere a nenhum ciclo
Nas aulas de educação física o esporte é muito utilizado como conteúdo. O ritmo de aprendizagem é normalmente estabelecido pelo nível dos alunos que já possuem competências relacionadas à prática do esporte. Sobre este procedimento, em relação às aulas de educação física, é correto afirmar.
Os alunos que não possuem o mesmo nível de competências para a prática do esporte, sentem-se desafiados e buscam incessantemente esta competência, na intenção de se nivelar aos demais.
É um fator inibidor da participação levando muitas vezes à exclusão dos menos competentes.
É um fator determinante para que os alunos se encaminhem ao esporte escolar, através da participação em processos de aprendizagem e treinamento nas escolinhas esportivas
Não traz qualquer conseqüência a turma, pois os alunos já possuem um controle emocional estimulado pela mídia em saber que o esporte e feito para poucos, habilidosos e privilegiados fisicamente
Todas as alternativas são verdadeiras em relação à utilização do esporte nas aulas de educação física.
O 1° ciclo de ensino, segundo o Coletivo de Autores, corresponde:
ao aprofundamento da sistematização do conhecimento, lida com a prática não sistematizada do esporte.
à organização do conhecimento através da identificação dos dados da realidade, estabelecendo generalidades acerca das diversas formas da dança institucionalizada.
à ampliação do conhecimento adquirido anteriormente, em relação aos fundamentos das manifestações da cultura corporal.
à identificação dos dados da realidade, onde ocorre um salto qualitativo na regularidade dos objetos.
à prática dos fundamentos, suas técnicas e táticas elementares do esporte e suas formas lúdicas.
O esporte como conteúdo do componente curricular da educação física deve alinhar com determinados pressupostos. Indique qual dos citados abaixo enquadra-se nesta perspectiva.
Difusão na disseminação do esporte como um patrimônio cultural da humanidade
Constante inovação técnica e tecnológica.
Produto em forma de rendimento e recordes.
Pela especialidade e resultados finais.
Preocupação com o potencial esportivo da pessoa
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}