Listagem de Questões sobre Geral
Com referência à competição no esporte escolar, qual alternativa dentre as apresentadas abaixo não deve ser considerada na construção dessa competição?
Aumento das oportunidades de sucesso através da diversificação das propostas competitivas.
Estruturada adequadamente, visando à participação d aluno em competições regionais com aspectos próximos à competições de clubes iniciando-se na faixa etária de 10/1 anos.
Contribuição intencional para a aprendizagem do esporte.
Participação efetiva do maior número de alunos, oportunizando a maior abrangência de sucesso possível.
Freqüência, diversificação e curta duração, com ênfase em competições locais.
O professor de educação física antes de fazer as adaptações e criar situações de modo a possibilitar a participação de um aluno portador de necessidades especiais, deve:
após avaliação e orientação médica, analisar o tipo de necessidade especial que esse aluno tem, pois existem diferentes tipos e graus de limitações, que requerem procedimentos específicos.
após avaliação e orientação médica, incluir o aluno nas atividades e exercitações realizadas pela turma.
considerar que qualquer tipo de deficiência o deixará impossibilitado de realizar as atividades e exercitação causando-lhe frustração.
considerar apenas a participação das atividades teóricas e não envolver em atividades práticas.
após avaliação médica, realizar as orientações específicas e encaminhar o aluno a uma clinica especializada e orientar a família sobre as limitações e solicitar a não participação do aluno em eventos esportivos.
Os PCNs – Parâmetros Curriculares Nacionais é um documento que organiza os conteúdos da educação física em três blocos, são eles:
Jogo – dança – luta – capoeira - esporte – ginástica.
Força – velocidade – resistência - agilidade – flexibilidade.
Coordenação – equilíbrio - percepção espaço temporal - lateralidade – ritmo.
Movimentos reflexos - movimentos naturais - movimentos determinados culturalmente.
Esportes, jogos, lutas e ginásticas - atividades rítmicas e expressivas - conhecimentos sobre o corpo.
Como se justifica o esporte como conteúdo da Educação Física no ensino escolarizado?
O esporte na perspectiva do rendimento, o ideário olímpico.
O esporte como prática sociocultural, que envolve códigos, sentidos e significados da sociedade que o cria e o pratica.
O esporte como fomentador da disciplina e autodeterminação do aluno.
O esporte como trabalho que possibilita o acesso de alunos ao esporte profissional.
O esporte na perspectiva do uso político-ideológico.
Compreendendo a importância da metodologia no processo de aprendizagem de uma modalidade desportiva é incorreto afirmar:
A escolha do método deve estar ligada a vários fatores como: faixa etária, finalidade do trabalho, público-alvo dentre outras.
O método analítico é exclusivamente usado para correção dos fundamentos (técnica).
O método global mantém o aprendiz sempre na idéia central do jogo, utilizando os jogos como principal estratégia.
O método global utiliza-se das formas globais de ensino, trazendo maior motivação ao aprendiz.
O método misto vai do todo (jogo) às partes (fundamentos) e retorna ao todo (jogo), dando sentido e significado ao aprendizado.
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