Listagem de Questões sobre Geral
CAPARROZ (1997), em seu livro: Entre a Educação Física na escola e a Educação Física da escola, analisa a produção teórica dos anos 80 e início dos anos 90 no Brasil, que trata sobre a educação física como componente curricular. Uma das obras analisadas é a de: MEDINA, (1983), "A educação física cuida do corpo... e mente". A partir de um referencial teórico apoiado nas teses de Paulo Freire, MEDINA aponta três níveis de consciência na Educação Física:
Modernizadora, revolucionária e do senso comum
Senso comum, crítico-superadora e crítica.
Intransitiva, transitiva ingênua e transitiva crítica.
Tradicional, renovadora e transformadora.
Tradicional, ingênua e revolucionária
O Coletivo de Autores (1992) em relação ao conhecimento do jogo, indica para o 4º. Ciclo de escolarização:
Conteúdo de jogo que possibilite o reconhecimento do seu próprio corpo.
Conteúdo de jogo que promova a inter-relação com outras áreas do conhecimento.
Conteúdo de jogo que implique sentido de convivência em grupo.
Conteúdo de jogo que implique organização técnica e tática e o julgamento de valores.
Conteúdo do jogo que remeta à organização conjunta entre a escola e a sociedade.
Na abordagem crítico-superadora os conteúdos que indicam temáticas da cultura corporal são:
Jogo e habilidade motora
Esquema corporal e habilidade motora.
Brincadeira e dança.
Desporto e atividade física
Dança e ginástica.
Segundo o Coletivo de Autores, 1992, a educação física é:
um componente do currículo escolar que trata, pedagogicamente, dos temas da cultura corporal.
uma matéria que escolariza o movimento humano hierarquizado do menor ao maior nível de complexidade.
uma disciplina que responde pelo aprendizado da alfabetização corporal.
um componente curricular que estrutura temas da cultura infantil e prioriza o jogo como principal conteúdo.
uma disciplina que hierarquiza os movimentos fundamentais a partir dos movimentos reflexos até os movimentos determinados culturalmente.
Observe com atenção as duas afirmativas abaixo
1."Na perspectiva de que "A Educação Física é a educação do e pelo movimento. Destaca-se a importância do movimento para o desenvolvimento integral da criança, e este é o papel atribuído à Educação Física". Souza, 1997.
2."A definição clássica de Educação Física nesta perspectiva é a que considera uma disciplina que, por meio das atividades físicas, promove a educação integral do ser humano, mas a conotação, na prática, era a do desenvolvimento físico-motor ou da aptidão física". Souza, 1997.
A que concepções de objeto da Educação Física as afirmativas se referem?
As duas à corporal do movimento.
A primeira à cultura de movimento e a segunda à cultura corporal.
A primeira ao movimento humano e a segunda à motricidade humana.
A primeira à desenvolvimentista e a segunda à atividade física.
As duas referem-se à motricidade humana
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}