Listagem de Questões sobre Geral
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Sobre o processo de desenvolvimento motor é correto afirmar:
todas as habilidades específicas ou culturalmente determinadas independem da apreensão das habilidades básicas.
as habilidades básicas são adquiridas até 3 ou 4 anos de idade e formam o alicerce para a aprendizagem de tarefas mais complexas.
a partir dos 10 a 12 anos de idade, as crianças estão aptas para adquirir habilidades específicas.
as aulas de Educação Física, nas séries iniciais do Ensino Fundamental, devem trabalhar ao máximo as habilidades específicas, sem preocupação com as habilidades básicas.
Com base na LDB – Lei 9394/96, no que dispõe sobre os currículos do ensino fundamental e médio, é correto afirmar:
A educação física é um componente curricular obrigatório da educação básica e tem como conteúdos as manifestações da cultura corporal.
A educação física é um componente curricular obrigatório da educação básica (redação dada ao § 3º pela Lei nº. 10.328/01 e, posteriormente, pela Lei nº. 10.793/03), integrado à proposta pedagógica da escola, contudo é facultativo nos cursos noturnos.
Em relação aos conteúdos curriculares, o desporto educacional deve ser considerado uma diretriz obrigatória.
Devem ser incentivadas as práticas desportivas formais (desporto de rendimento) e não formais.
A educação física é uma atividade formal do currículo escolar, sendo complementada com o esporte como diretriz extracurricular.
De acordo com a Lei 10.793/03, é facultativa a prática da Educação Física para alunos:
atletas de representação estadual em época de competição.
atletas que representarem a instituição escolar em competições oficiais.
que estiverem prestando serviço militar.
que pertencerem a curso noturno.
que pertencerem a curso diurno.
Observe a seguinte citação de Paes (2001): "É comum a Educação Física na escola ser compreendida como uma prática esportiva e vice-versa. A partir das décadas de 60 e 70, a Educação Física e o esporte se confundem; essa situação se instalou em função de uma pedagogia..." E Betti (1991), completa: "Esse período marcou uma ascensão do esporte e a inclusão do binômio Educação Física /Esporte na planificação estratégica do governo". Os autores se referem à:
Pedagogia tecnicista.
Pedagogia esportiva.
Pedagogia higienista
Pedagogia tradicional.
Pedagogia construtivista.
Observe a afirmativa a seguir: "... pretendem operar análises que possibilitem o estabelecimento de uma fundamentação teórica para a educação física escolar, restringindo suas reflexões ao ensino de 1º grau (ensino fundamental). Entretanto, os autores não aprofundam a discussão sobre a especificidade da educação física como componente curricular. Afirmam que o movimento humano é o conteúdo a ser ensinado e que o objetivo da educação física até a 4ª série do primeiro grau (ensino fundamental) é o desenvolvimento das habilidades motoras básicas e que nas séries subseqüentes desse grau de ensino é necessário o ensino das habilidades específicas". A abordagem que dá suporte à afirmação acima é a abordagem:
Desenvolvimentista
Cultura corporal.
Sociointeracionista
Crítico-superadora.
Socioconstrutivista
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