Listagem de Questões sobre Geral
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Considerando as tendências pedagógicas concebidas no ensino da Educação Física Escolar, é correto afirmar que a proposta metodológica da concepção crítico-superadora:
contempla e prioriza todas as formas da chamada cultura corporal – jogos, esportes, danças, ginásticas e lutas.
concentra-se no ensino dos esportes.
propõe a relevância social dos conteúdos, quanto à contemporaneidade e adequação às características sócio-históricas dos alunos.
preconiza a construção do sujeito pela sua própria aquisição do conhecimento de mundo ao longo da vida.
O esporte é uma forma de patrimônio cultural da humanidade e importante conteúdo para as aulas de Educação Física no Ensino Fundamental. Assim, é correto afirmar:
as habilidades esportivas, quando adequadamente orientadas, desenvolvem, exclusivamente, o aspecto afetivo-social.
o desenvolvimento de habilidades para a iniciação esportiva é conteúdo prioritário das quatro primeiras séries do ensino fundamental.
os desempenhos motor e fisiológico dos alunos devem ser observados e comparados, pois o que se busca são os talentos esportivos.
a aprendizagem do esporte e pelo esporte promove e visa à transmissão cultural do ponto de vista educacional.
Considerando os instrumentos avaliativos da aprendizagem e do ensino recomendados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), é correto afirmar que a avaliação na Educação Física deve ser efetuada através de :
fichas de observação e auto-avaliação sobre a participação dos alunos em eventos diversos, como os escolares ou da comunidade, e também de desenvolvimento individual.
fichas de classificação de alunos para a verificação dos mais e dos menos capazes para a realização das atividades.
relatórios de execução de gestos técnicos, destrezas motoras e qualidades físicas do aluno.
relatórios que atendam às exigências conservadoras expressas em normas da escola.
Considerando a diversidade como uma característica de todos e não somente de alunos portadores de necessidades especiais, é correto afirmar que, nas aulas de Educação Física, o professor deve:
dedicar um tempo específico para atender às necessidades específicas de quem tem deficiência, quando necessário.
selecionar conteúdos distintos dos demais, considerando as dificuldades de acompanhamento da aula pelo aluno com necessidades especiais.
evitar a participação do aluno nas aulas, de modo preventivo contra possíveis acidentes.
conduzir o aluno para atividades específicas de responsabilidade de profissional de outra área de conhecimento.
Considerando o desenvolvimento das habilidades, nas séries iniciais do Ensino Fundamental, a Educação Física curricular, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), deve promover, através das atividades corporais:
o aperfeiçoamento das competências corporais do aluno em conformidade com as exigências do professor.
o gosto do aluno pela individualidade nas situações lúdicas e esportivas.
o conhecimento dos limites e possibilidades físicas para que o aluno controle suas atividades corporais com autonomia.
a relação equilibrada do aluno com os colegas da mesma origem étnica.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}