Listagem de Questões sobre Geral
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Considerando as características da identidade pedagógica da Educação Física escolar brasileira, nas quatro primeiras décadas do século XX, é correto afirmar que:
a ênfase estava na valorização de princípios filosóficos em torno do ser humano, respeitados os seus limites e interesses.
as atividades eram exclusivamente práticas, por isso diferenciadas da instrução física militar.
as ações desenvolvidas priorizavam as cadências rítmicas, com exploração espacial enquanto formas e trajetos, e movimentos de relaxamento, tensão e explosão.
os instrutores físicos do exército ministravam as aulas de Educação Física nas escolas, enfatizando as normas e os valores próprios da instituição militar.
O lúdico é sinônimo de liberdade, desejo, participação e bem-estar, observadas as qualidades de entretenimento e diversão, e deve ser estimulado nas aulas de Educação Física. Assim, é correto afirmar:
o lúdico é um fenômeno complexo compreendido como a capacidade humana de gozar o ócio de modo autônomo e construtivo.
brincar significa gerar a ludicidade pelo jogo de modo competitivo, devido à presença de regras e ao incentivo do desejo de vencer.
a ludicidade, entendida como forma viva e como uma ação sentida e vivida, pode ser entendida pela palavra, e não pela vivência.
a atividade lúdica, vinculada à criatividade, deve incentivar o potencial técnico do aluno para a obtenção de resultados positivos no seu universo como cidadão.
Considerando a compreensão do lazer enquanto prática essencialmente lúdica e educativa, é correto afirmar que:
a denominação de "lazer" está reduzida à concepção de tempo livre.
o lazer se apresenta como lugar de uma experimentação valorativa, ética, estética e política.
lazer como um tempo e um espaço de vivências lúdicas é sempre sinônimo de tempo livre.
lazer é sinônimo de jogos, mesmo considerando os aspectos negativos da competição.
Considerando brinquedo e brincadeira como sinônimos de liberdade e ludicidade, é correto afirmar que:
a existência do lúdico no brinquedo e na brincadeira não é um privilégio do mundo humano, pois é percebido também no mundo dos animais.
a criatividade associa-se à liberdade quando o adulto impõe à criança o uso de brinquedos que a remetem ao mundo adulto, provocando o enfraquecimento do elemento lúdico.
na idade pré-escolar, a relação do brinquedo com o prazer independe de interesses próprios da faixa etária, em relação à significação lúdica do objeto.
o brinquedo faz com que a criança satisfaça seus desejos de modo imediato, quando se envolve, através do brinquedo, em um mundo ilusório e imaginário.
Os jogos esportivos ou pré-desportivos têm como objetivo a preparação para o esporte, então é correto afirmar que:
nas séries do Ensino Médio, o professor deve incentivar a criação de jogos pelos próprios alunos.
nas séries do Ensino Médio, o professor deve incentivar o uso dos jogos que impliquem o conhecimento sistematizado e aprofundado sobre o desenvolvimento e o treinamento da capacidade de jogar.
na 7ª e na 8ª séries, os jogos devem ser de elaboração de brinquedos, tanto para jogar em grupo como para jogar sozinho.
da 1ª à 3ª séries do Ensino Fundamental, os jogos devem se caracterizar pelo conhecimento sistematizado e aprofundado de técnicas e táticas e de arbitragem.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}