Listagem de Questões sobre Geral
NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.
Entre as abordagens pedagógicas da Educação Física como componente curricular, a correlação entre Atividade Física e Saúde preconiza:
a reflexão pedagógica, cujo papel é encaminhar propostas de intervenção sobre a realidade dos homens.
a adoção pedagógica pelos professores, procurando desenvolver em suas aulas uma visão exclusiva para a prática desportiva e relevando metas para a promoção da saúde.
o desenvolvimento de conteúdos não mais com uma visão exclusiva para a prática desportiva, mas visando à promoção da saúde como estilo de vida.
a construção do conhecimento a partir da interação do sujeito com o mundo, explorando as diversas possibilidades educativas e as atividades lúdicas.
Considerando a história da evolução da Educação Física escolar brasileira, é correto afirmar que:
somente em 1950, a Educação Física tornou-se obrigatória nos estabelecimentos de ensino, para alunos até 18 anos de idade.
em 1970, foi promulgada a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), de nº 9.394, facultando a Educação Física nos cursos noturnos.
em 1990, através do Decreto-Lei nº 705, a Educação Física tornou-se obrigatória nos estabelecimentos de ensino de todos os graus.
por volta das primeiras quatro décadas do século XX, a Educação Física escolar era entendida como atividade exclusivamente prática.
Considerando a Ciência da Motricidade Humana, que tem como objeto de estudo as manifestações do homem movimentando-se intencionalmente, é correto afirmar:
as teorias mecanicistas são adotadas como fundamentos para a compreensão do homem que se movimenta.
o homem aprende a dar significado aos movimentos, graças às ações das capacidades de raciocínio, inteligência, criatividade e afetividade.
o dualismo cartesiano defende a compreensão do homem na sua complexidade, totalidade e unidade.
o reducionismo adotado pela Educação Física considera a conduta humana envolvida em um contexto de amplo sentido.
Hoje, a Educação e a Educação Física, considerados seus pressupostos epistemológicos, fundamentam-se na Teoria da Complexidade de Edgar Morin, a partir da qual é correto afirmar:
pelo princípio hologramático, a teoria preconiza a compreensão do homem reafirmando a fragmentação do corpo humano entre o ser e o pensar, entre o corpo e a mente.
educação e Educação Física são áreas de conhecimento que promovem a atual proposta de compreensão do homem associada à manutenção do paradigma cartesiano.
a teoria vem conceber os aspectos de compreensão do homem enquanto ser complexo, ao mesmo tempo físico, social, cultural, psíquico e espiritual.
a compreensão do homem é de cunho biológico e individual, no entanto processo social interrompe-se a cada inferência.
Considerando o desenvolvimento dos conteúdos das atividades rítmicas e expressivas, nas aulas de Educação Física, nos diferentes níveis do ensino fundamental e médio, deve(m)-se priorizar:
as formas de dança que impõem símbolos próprios das suas culturas.
a compreensão das relações entre corpo, dança e sociedade.
os conteúdos de interesse da escola.
o conhecimento técnico do aluno, o que significa exigir dele níveis de execução de alta qualidade técnica.
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