Listagem de Questões sobre Geral
Na perspectiva da Educação Física Humanista, a facilitação da aprendizagem é a tarefa essencial do educador. No contato com os alunos, o professor deve estimulá-los a desenvolver a aptidão para aprender, para a autodescoberta, ou seja, aprender a aprender. Estimulação do potencial criativo, respeito às individualidades e liberdade de expressão são alguns dos princípios que, aplicados à Educação Física escolar, dão um cunho humanista. Outro princípio que se destaca na referida perspectiva é:
Paulo Freire caracteriza os três níveis de consciência como intransitiva, transitiva ingênua e transitiva crítica. Medina (1983) considera que a Educação Física convencional é determinada pelos limites da consciência intransitiva. A concepção modernizadora relaciona-se com a consciência transitiva ingênua. A terceira e última perspectiva é concebida por aqueles que alcançaram a consciência transitiva crítica e denomina-se Educação Física:
Kunz (1994) defende o ensino crítico, pois é a partir dele que os alunos passam a compreender a estrutura autoritária dos processos institucionalizados da sociedade, os mesmos que formam falsas convicções, interesses e desejos. Assim, a tarefa da Educação Física crítica é promover condições para que essas estruturas autoritárias sejam suspensas e o ensino encaminhado para uma emancipação, possibilitada pelo uso da linguagem, que tem papel importante:
Eleger a cidadania como eixo norteador significa entender que a Educação Física na escola é componente curricular que deve contribuir para a formação de alunos que sejam capazes, além de outros objetivos, de participar de atividades corporais adotando atitudes:
A dança é considerada como uma das formas mais antigas de manifestação da expressão corporal. A manifestação expressiva de determinado povo, com seus atributos divinos e religiosos, que emitem algumas características que podem identificar uma nação ou região, é denominada de dança:
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}