Questões sobre Geral

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Geral

#Questão 347574 - Educação Física, Geral, FSADU, 2007, Prefeitura de São Luís - MA, Professor Ensino Fundamental Séries Finais

Leia atentamente as proposições a seguir, julgue-as como verdadeiras (V) ou falsas (F) e assinale a opção que apresenta a seqüência CORRETA.

( ) Historicamente, a origem da participação de pessoas que apresentam diferentes e peculiares condições na prática de atividades físicas ocorreu em programas denominados de ginástica médica, em Esparta, cerca de 3 mil anos a.C.

( ) Para Rosadas (1994) a Atividade Física Adaptada é uma área do conhecimento em Educação Física e Esportes que tem como objetivo privilegiar uma população caracterizada como portadora de deficiência ou de necessidades especiais, e desenvolve-se através de Atividades Psicomotoras, Esporte Pedagógico, Recreação e Lazer Especial e Técnicas de Orientação e Locomoção.

( ) O profissional de Educação Física, no contexto escolar, não deve incentivar a participação dos alunos com quaisquer tipos de deficiências em suas aulas, considerando as limitações impostas pelas deficiências e as dificuldades apresentadas por esses alunos para realizarem atividades físicas com o mesmo desempenho que os alunos considerados “normais”.

( ) Em uma aula de Educação Física para alunos que apresentam deficiência mental é recomendado que o professor forneça instruções claras, contendo grande quantidade de informações sobre a tarefa a ser realizada e utilize exemplos abstratos e demonstrações, bem como elogie as tentativas desses alunos para realizarem as atividades propostas, criando e estimulando desafios.

( ) A atuação do profissional de Educação Física em uma situação de inclusão implica em atitude de não-rejeição, com trocas interativas entre os colegas, valorização da diversidade, da autoimagem e da auto-estima do aluno.

As pedagogias do consenso e do conflito não deverão ser estudadas para que simplesmente rotulemos posturas educacionais. A educação formal e a Educação Física escolar são práticas sociais eivadas de contradições e ambigüidades. Para o profissional da Educação, compreendê-las é:

A produção teórica da Educação Física brasileira sofreu um impulso significativo a partir do início dos anos 80. A Educação Física tornou-se, efetivamente, um espaço multidisciplinar em busca da sua compreensão como prática social. As preocupações e os questionamentos dos profissionais da área da Educação Física mostravam uma visão de um novo e grande espaço, em que as atividades da Educação Física e as práticas esportivas deveriam construir uma nova paisagem humana, abrangendo:

A Educação Física no Brasil foi, durante muito tempo, considerada uma prática neutra, sem conotação ideológica. Restringia-se a uma atividade física cujo movimento era apreendido:

A dor muscular é produzida durante as contrações nas quais a tensão gerada é suficientemente intensa a ponto de ocluir o fluxo sanguíneo para os músculos ativos (isquemia). A dor persiste até que a intensidade da contração seja reduzida ou que a contração cesse totalmente e o fluxo sanguíneo seja restaurado, permitindo então a remoção dos produtos de desgaste acumulados (metabólitos). Por causa da isquemia, os produtos da atividade metabólica não podem ser removidos e, dessa forma, acumulam-se até o ponto de estimularem os receptores dolorosos localizados nos músculos. As substâncias predominantemente causadoras do referido fenômeno são:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis