Questões sobre Geral

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Geral

#Questão 347572 - Educação Física, Geral, FSADU, 2007, Prefeitura de São Luís - MA, Professor Ensino Fundamental Séries Finais

Os macronutrientes têm um importante papel como combustível biológico, uma vez que fornecem a energia necessária para manter as funções corporais em repouso e em atividade física. São considerados macronutrientes:

#Questão 347550 - Educação Física, Geral, FSADU, 2007, Prefeitura de São Luís - MA, Professor Ensino Fundamental Séries Finais

De acordo com Gallahue; Ozmun (2001) relacione a segunda coluna de acordo com a primeira.

1. Fase dos movimentos especializados.

2. Fase dos movimentos fundamentais.

3. Estágio transicional.

4. Estágio de aplicação.

5. Estágio de utilização vitalícia.

( ) Combinação e aplicação de habilidades motoras fundamentais mais complexas ao desempenho de habilidades especializadas relativas ao esporte e em ambientes recreacionais com crianças de 7 a 10 anos.

( ) Caracteriza-se por padrões fundamentais maduros, atividades motoras complexas presentes na vida diária, na recreação e nos objetivos esportivos dos 7 anos até o final da vida.

( ) Representa o pináculo do processo de desenvolvimento motor, com utilização de repertório de movimentos adquiridos pelo indivíduo, a partir dos 14 anos, e perdura por toda a vida.

( ) Variedade de movimentos locomotores, manipulativos e estabilizadores que devem ser trabalhados pelo professor de Educação Física isoladamente e em combinação com crianças dos 2 aos 7 anos.

( ) Refinamento de habilidades mais complexas na escolha do esporte com crianças de 11 a 13 anos.

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência CORRETA das respostas:

#Questão 347553 - Educação Física, Geral, FSADU, 2007, Prefeitura de São Luís - MA, Professor Ensino Fundamental Séries Finais

Marque com (V) ou (F) as alternativas abaixo, conforme sejam verdadeiras ou falsas.

( ) Os alunos com lesão medular, que apresentam espasticidade, diminuição da ventilação pulmonar, disfunção do sistema de regulação térmica, incontinência urinária, distúrbios do esfíncter retal e osteoporose, não podem praticar nenhuma atividade física.

( ) Atividades físicas de risco como cambalhotas, acrobacias, nado golfinho, esportes de contato e mergulhos devem ser evitadas nas aulas de Educação Física quando a pessoa com síndrome de Down apresenta instabilidade atlanto-axial.

( ) Estratégias de ensino como explicações verbais por parte do professor, demonstração da atividade fora do campo visual do aluno, assistência física ou condução por parte do professor, tateamento, dispositivos sonoros podem ser utilizadas pelo professor de Educação Física para ajudar os alunos com deficiência visual (cegueira e baixa visão) a desempenharem atividades físicas.

( ) O nível da lesão medular que permite a execução de algum tipo de atividade física, de forma ativa, pelo indivíduo com essa deficiência física é a partir da lesão ocorrida em nível da 6ª. vértebra cervical.

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência CORRETA das respostas:

#Questão 347558 - Educação Física, Geral, FSADU, 2007, Prefeitura de São Luís - MA, Professor Ensino Fundamental Séries Finais

Marque (V) ou (F) nas afirmativas abaixo, conforme sejam verdadeiras ou falsas.

( ) O exercício físico é essencial para o crescimento ósseo em comprimento e, conseqüentemente, para o aumento da estatura da criança.

( ) A compressão intermitente das placas de crescimento, decorrente do peso corporal, e o exercício podem provocar maior mineralização e densidade óssea.

( ) Níveis elevados de força e de potência são impossíveis se a criança não tiver alcançado a maturidade neurológica.

( ) A mielinização de uma grande parte dos nervos motores é completa até a maturidade sexual.

( ) A progressão do movimento imaturo e rudimentar para o movimento preciso, controlado e intencional denomina-se diferenciação.

 A alternativa que apresenta a seqüência CORRETA das respostas é:

#Questão 347563 - Educação Física, Geral, FSADU, 2007, Prefeitura de São Luís - MA, Professor Ensino Fundamental Séries Finais

Como uma prática corporal, a dança pode estar na escola, de acordo com os pressupostos educacionais, e ser adaptada conforme as necessidades e características do contexto escolar. Sobre o conteúdo dança, analise as proposições a seguir.

I. Considerando que a dança pode ser tematizada como conteúdo de educação física escolar para que os alunos possam usá-la como linguagem, visando à articulação de suas próprias idéias, deve-se pôr ênfase nos seguintes aspectos: experimentação, criação e apreciação.

II. Para Laban, o valor educacional da dança pode ser atribuído à universalização das formas de movimento que esta manifestação domina.

III. As danças de rua e as danças folclóricas, apesar de fazerem parte de um conteúdo relevante para a formação dos alunos, não devem ser introduzidas nas aulas de educação física, pois muitos professores não possuem conhecimento adequado desses temas.

IV. Entre as atividades rítmicas e expressivas a serem incluídas nas aulas de Educação Física, os PCN sugerem o resgate de todos os tipos de manifestações folclóricas brasileiras, excluindo-se, no entanto, as danças provenientes de outras culturas.

V. O jogo, o esporte e a dança têm em comum a representação corporal, com características lúdicas de diversas culturas humanas.

É CORRETO o que está contido apenas nas proposições

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis