Listagem de Questões sobre Geral
Sobre o futsal, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Será concedido um tiro livre indireto em favor de uma equipe quando qualquer jogador da equipe adversária jogar perigosamente, mesmo sem contato físico com o goleiro, ao tentar tirar a bola das mãos deste após a mesma ter sido agarrada e estar retida em suas mãos.
( ) Um jogador expulso estará definitivamente excluído e não poderá retornar nem permanecer no banco de reservas e proximidades.
( ) No momento do jogo, os árbitros serão responsáveis por qualquer tipo de lesão sofrida jogador, membros da comissão técnica ou torcedores.
( ) Será concedido um tiro livre indireto em favor de uma equipe quando qualquer jogador da equipe adversária imobilizar a bola, dentro ou fora de sua área penal, com o domínio dos pés, por mais de 10 segundos, estando a mesma em condições de ser jogada.
A sequência está correta em
Sobre o judô, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) O árbitro central anunciará sogo-gachi quando um competidor consegue um waza-ari e seu adversário, posteriormente, é penalizado com três shidos.
( ) Denomina-se ossae-waza a técnica de imobilização com controle do adversário.
( ) A técnica que corresponde à finalização no solo com estrangulamento chama shime-waza. Esta ocorre quando há forte pressão sobre a traqueia ou as artérias do pescoço.
( ) O conjunto de técnicas em que predomina o uso das mãos e dos braços é denominado te-waza. Algumas delas podem ser empregadas por alunos iniciantes, outras apenas por lutadores com alta graduação.
Associe corretamente os métodos ginásticos às suas respectivas descrições.
1. Método alemão.
2. Método sueco.
3. Método francês.
4. Método dinamarquês.
( ) Método de exercícios proposto por Pehr Ling (1776-1839); baseava-se no nacionalismo, e tinha como objetivo precípuo regenerar o povo através da execução correta dos exercícios, formando homens de bom aspecto que pudessem preservar a paz no país.
( ) Buscava a purificação da raça e a preparação para o trabalho e o desenvolvimento da nação. Caracteriza-se pelo uso de habilidades motoras fundamentais como correr, saltar e arremessar. Destaque ainda para a ginástica Turnkunst, ou Turnen criada por Friedrich Ludwig Jahn (1788-1825).
( ) Esse foi o primeiro método ginástico a ser implantando nas aulas de educação física no Brasil. Teve como elemento principal o espanhol naturalizado Francisco Amorós Y Ondeano (1770-1848).
( ) Nesse método, os movimentos são suaves e naturais com exercícios compreendidos pela facilidade cardiorrespiratória. No entanto, com características de movimentos que exigem flexibilidade, força e destreza do praticante.
Os objetivos a seguir foram considerados numa avaliação do ensino em educação física. São eles: demonstrar responsabilidade com as tarefas e o material pedagógico; participar das atividades físico-esportivas desenvolvidas nas aulas; reconhecer a necessidade do espírito esportivo e da solidariedade nas atividades esportivas coletivas (ajudar o outro, dar segurança, contribuir com um ambiente favorável); e, demonstrar respeito pelos professores e colegas. A descrição anterior refere-se a objetivos baseados em qual tipo de dimensão do conteúdo?
Sobre a história da educação física na escola, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Do ponto de vista histórico, na educação física escolar brasileira sempre houve a seleção dos mais aptos em detrimento dos inaptos, propiciando a exclusão de muitos alunos do contexto da cultura corporal de movimento.
( ) O eixo central da crítica que se fez ao paradigma da aptidão física e esportiva foi dado pela análise da função social da educação, e da educação física em particular, como elementos constituintes de uma sociedade capitalista marcada pelas diferenças entre as classes sociais.
( ) A educação física no Brasil, em suas primeiras tentativas para sua inserção na escola, surge como promotora da saúde, da higiene física e mental, da educação moral e de regeneração ou reconstituição das raças.
( ) A primeira tentativa de generalizar a educação física como prática obrigatória no sistema escolar ocorreu em 1854, quando o ministro Couto Ferraz inseriu a ginástica como matéria obrigatória no ensino primário e a dança no ensino secundário.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}