Questões sobre Educação Física no Ambiente Escolar

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Educação Física no Ambiente Escolar

As denominadas estruturas funcionais no processo de Iniciação Esportiva Universal consistem em formas simplificadas do jogo em relação ao espaço físico e à quantidade de jogadores presentes no esporte formal. Analise as afirmativas a seguir relacionadas à Iniciação Esportiva Universal.


I. O processo de ensino-aprendizagem-treinamento da coordenação motora principia os participantes a jogarem em espaços de diferentes tamanhos, geralmente aumentados, com mais jogadores, com a finalidade de suavizar a complexidade e as alternativas de combinações táticas.


II. O processo de ensino-aprendizagem-treinamento da coordenação motora considera um conjunto de atividades direcionadas à melhoria da habilidade motora e que servem de base para o posterior aprendizado e domínio de técnicas específicas do esporte.


III. O processo de ensino-aprendizagem-treinamento da coordenação motora inicia com atividades motoras simples, individuais e com colega(s), com aumento gradativo na complexidade e no uso de objetos e materiais auxiliares (bola, arco, bastão).


Estão corretas as afirmativas 

A Educação Física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da educação básica, garantindo o direito de todos os alunos de vivenciar, experimentar e dar sentido pessoal aos conteúdos culturais desenvolvidos.
Analise as afirmativas a seguir, relacionadas à inclusão nas aulas de Educação Física.
I. As diferenças devem mobilizar o docente a buscar saídas para a participação ativa do aluno com deficiência, não podem significar antagonismo ou exclusão, ao contrário, devem mobilizá-los a construir soluções para esses problemas a partir de diferentes ângulos. II. Ao adaptar uma atividade para incluir o aluno com deficiência física, o professor leva os demais a fazerem movimentos corporais diversos dos padrões conhecidos, proporcionando a experimentação de novas possibilidades motoras. III. No ambiente escolar, a perspectiva de prática esportiva de alto rendimento se apresenta como a mais adequada, uma vez que reforça a ideia de “performance” na busca por atletas olímpicos e paraolímpicos de alto rendimento.
Estão corretas as afirmativas

A aptidão física, em termos gerais, pode ser definida como a capacidade que um indivíduo possui para realizar atividades físicas. Essa característica humana pode derivar de fatores herdados, do estado de saúde, da alimentação e, principalmente, da prática regular de exercícios físicos.
Analise as afirmativas a seguir sobre a identificação e conceituação de componentes da aptidão física, e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) Aptidão cardiorrespiratória (ou resistência aeróbica) é a capacidade do organismo, como um todo, de resistir à fadiga em esforços de média e longa duração. Depende fundamentalmente da captação e distribuição de oxigênio para os músculos em exercício, envolvendo os sistemas cardiovascular (coração e vasos sanguíneos) e respiratório (pulmões). ( ) Flexibilidade (ou mobilidade corporal) refere-se ao grau de amplitude nos movimentos das diversas partes corporais. Depende da elasticidade de músculos e tendões e da estrutura das articulações. ( ) Resistência muscular (ou resistência de força) é a capacidade de um grupo muscular em realizar repetidas contrações sem diminuir significativamente a eficiência do trabalho realizado.
Assinale a sequência correta.

O conceito de inclusão se caracteriza pela adoção de princípios que visam à aceitação das diferenças individuais, à valorização da contribuição de cada pessoa, à aprendizagem através da cooperação e à convivência dentro da diversidade humana. Tendo em vista estas premissas, analise as afirmativas a seguir.

I. Delimitar os espaços destinados para a prática esportiva com o propósito de compensar as dificuldades de deslocamento que normalmente se apresentam. II. Por exemplo, utilizar materiais macios para indivíduos com dificuldades de percepção e desta forma adequar os materiais de acordo com as características que se deseja atender do aluno deficiente em processo de inclusão. III. Alterar os regulamentos das modalidades e da forma de jogo, incluindo novas regras que atendam de modo exclusivo às necessidades do aluno deficiente. IV. O profissional de Educação Física é o responsável exclusivo pela decisão sobre as tarefas que devem ser adaptadas de modo a permitir êxito e motivação ao aluno em processo de inclusão.

Segundo Gorgatti e Costa (2005) estão corretas as afirmativas: 

O feedback proporcionado pelo professor ao aluno se constitui em um dos principais procedimentos de ensino tendo em vista a possibilidade do aluno refletir sobre o desempenho realizado de modo a aprimorá-lo. Analise a proposição a seguir.
O professor ou técnico de natação indica ao aluno a maneira mais eficaz de coordenar a respiração e os movimentos de braços.

A situação acima descreve um feedback na forma de:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis