Questões sobre Educação Física no Ambiente Escolar

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Educação Física no Ambiente Escolar

Nesta abordagem, seu principal colaborador – João Batista Freire – acredita que o corpo e a mente precisam ser entendidos como elementos que compõem um único organismo. Isso posto, analise as alternativas abaixo e identifique a correta quanto à abordagem descrita:

Nesta perspectiva, conforme Rottmann e Ratto (2018), o esporte é uma ferramenta pedagógica, sendo que sua finalidade não aponta para que, ao final da aula, o aluno aprenda o esporte propriamente dito, mas que, por meio deste, consiga fazer reflexões críticas sobre o meio no qual está inserido, conseguindo ser capaz de construir reflexões e conquistando sua emancipação. Isso posto, analise as alternativas abaixo e identifique a correta quanto à abordagem descrita:

Esta abordagem, de acordo com Rottmann e Ratto (2018), coloca o movimento humano como centro das preocupações. Assim, o movimento é interpretado na dinâmica da interação do ser humano com o meio ambiente, bem como dentro do ciclo de vida de uma pessoa, como um elemento que contribui para uma crescente ordem no sistema. Isso posto, analise as alternativas abaixo e identifique a correta quanto à abordagem descrita:

A Educação Física oferece uma série de possibilidades para enriquecer a experiência das crianças, jovens e adultos na Educação Básica. Ela permite o acesso a um vasto universo cultural que compreende saberes corporais, experiências estéticas, emotivas, lúdicas e agonistas, que se inscrevem, mas não se restringem à racionalidade típica dos saberes científicos que, comumente, orienta as práticas pedagógicas na escola. Para além da vivência, a experiência efetiva das práticas corporais oportuniza aos alunos participar, de forma autônoma, em contextos de lazer e saúde.
Considerando a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é correto afirmar que a unidade temática Brincadeiras e Jogos

A alegria não chega apenas no encontro do achado mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não podem dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria. O desrespeito à educação, aos educandos, aos educadores e às educadoras corrói ou deteriora em nós, de um lado, a sensibilidade ou a abertura ao bem querer da própria prática educativa de outro, a alegria necessária ao que-fazer docente. É digna de nota a capacidade que tem a experiência pedagógica para despertar, estimular e desenvolver em nós o gosto de querer bem e o gosto da alegria sem a qual a prática educativa perde o sentido.”

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia – saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. p. 53.

Segundo Paulo Freire, no livro Pedagogia da autonomia, ensinar não exige

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis