Questões sobre Educação Física no Ambiente Escolar

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Educação Física no Ambiente Escolar

Deparar com suas potencialidades e limitações para buscar desenvolvê-las é parte integrante do processo de aprendizagem das práticas da cultura corporal e envolve sempre um certo risco para o aluno, pois o êxito gera um sentimento de satisfação e competência, mas experiências sucessivas de fracasso e frustração:

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), aprender a movimentar-se implica planejar, experimentar, avaliar, optar entre alternativas, coordenar ações do corpo com objetos no tempo e no espaço, interagir com outras pessoas, enfim, uma série de procedimentos cognitivos que devem ser favorecidos e considerados no processo de ensino e aprendizagem na área de Educação Física. E embora a ação e a compreensão sejam um processo indissociável, em muitos casos, a ação se processa em frações de segundo, parecendo imperceptível, ao próprio sujeito, que houve processamento mental. Nesse aspecto, é fundamental que as situações de ensino e aprendizagem incluam:

Concernente à obra de DARIDO (O Contexto da Educação Física Escolar), analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I – Após as grandes guerras, o modelo norte-americano denominado Escola Nova fixou raízes, notadamente no discurso da educação e especificamente da Educação Física, influenciado pelo educador Dewey e em oposição à escola tradicional.
II – Atualmente coexistem na área da Educação Física várias concepções, todas elas tendo em comum a tentativa de romper com o modelo mecanicista.
III – Os autores da abordagem desenvolvimentista defendem a ideia de que o movimento é o principal meio e fim da Educação Física.

De acordo com a obra de FREIRE (Educação de Corpo Inteiro), analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I – A criança constrói mecanismos motores sólidos e sofisticados que lhe permitem entrar em contato com muitas das coisas que existem para se conhecer.
II – Segundo Piaget, o símbolo é uma representação mental de objetos do meio externo.
III – Uma vez tendo acesso ao símbolo, a criança começa a apresentar mentalmente as ações que vive no mundo.

Sobre a obra de DARIDO (O Contexto da Educação Física Escolar)), julgue os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I – Também em oposição ao modelo mecanicista, discute-se a abordagem críticosuperadora.
II – A proposta crítico-superadora utiliza o discurso da justiça social como ponto de apoio.
III – A pedagogia crítico-superadora não é diagnóstica, já que não se atenta à realidade.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis